Mitos e verdades sobre emagrecimento

Editorial MDT 05/07/2013 Bem Estar

Emagrecer é o desejo da maioria das mulheres em todo o mundo. Ter um corpo em forma e livre das gordurinhas nem sempre é tão fácil assim. É preciso muita dedicação e cuidado com alimentação e atividade física. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdade sobre o emagrecimento.

A alimentação saudável é essencial para emagrecer. (Foto: divulgação)

Entrando em forma

É difícil encontrar uma mulher satisfeita com o peso. Além disso, existem aquelas que estão com problemas de peso reais e também as magras que sempre querem ter uns quilinhos a menos. Você é daquelas que já decide fazer um regime e parte logo para uma receita popular para diminuir o peso?

É preciso ter alguns cuidados na hora de fazer as famosas dietas milagrosas, pois eles podem oferecer alguns perigos para a saúde. Muitos mitos são criados em relação ao emagrecimento, o que faz com que esse processo se torne ainda mais difícil.

Perder peso não é tão fácil assim. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre o emagrecimento

1. Para emagrecer é preciso comer muitas vezes ao dia.

Verdade. O ideal é comer a cada 3 horas, além de manter hábitos alimentares saudáveis. Para os lanches intermediários as frutas, torradas e barras de cerais são as mais indicadas.

2. As dietas da moda ajudam a perder peso.

Verdade. Para quem deseja perder peso, essas dietas são consideradas eficientes. Porém, como são restringidos alguns alimentos, a maioria das pessoas não consegue mantê-las durante muito tempo. Logo quando consumirem carboidratos novamente, o ganho de peso será mais rápido.

3. Ficar sem jantar ou fazer jejum ajuda a perder peso.

Mito. Pular as refeições faz com que o organismo crie defesa para os momentos de longo estresse. Quando o organismo fica muito tempo em jejum, ele passa estocar alimento na forma de gordura, para que enquanto houver ameaça como o jejum, ele possua reservas para serem usadas.

4. Dormir mal ajuda a ganhar peso.

Verdade. Uma boa noite de sono está relacionada com a liberação de serotonina, que está ligada ao prazer. Além disso, uma noite de sono ruim desregula a produção de hormônio que ajuda a adormecer, gerando o hormônio grelina que aumenta o apetite.

5. Tomar bebidas durante as refeições não engorda.

Mito. Nenhuma bebida irá engordar mais do que se for ingerida durante as refeições ou depois das mesmas. A ingestão de líquidos em excesso dilata o estômago prejudicando a digestão de bebidas, principalmente as gaseificadas. 

Os exercícios físicos são excelentes opções para emagrecer. (Foto: divulgação)

O emagrecimento é um processo que gera muitas dúvidas, já que é essencial perder peso com saúde. É possível perder peso sem praticar atividades físicas, mas essa não é a melhor forma de conseguir um bom resultado. Exercícios aliados a uma boa dieta saudável geram resultados mais eficazes. Aposte em uma alimentação saudável e tenha uma boa noite de sono para emagrecer com saúde.

Outros artigos

Tratamento de Gianecchini

08/09/2011

Tratamento de Gianecchini

Há alguns dias que as fãs de Reynaldo Gianecchini estão apreensivas, isso porque o galã das novelas da Globo teve o diagnóstico de câncer no sistema linfático, a...

Receita de bobó de camarão

31/10/2011

Receita de bobó de camarão

Para quem gosta de frutos do mar, apresentamos uma receita deliciosa de bobó de camarão. Se preferir fazer com camarões frescos tenha cuidado na hora de escolher....

Óculos de sol feminino verão 2013

16/08/2012

Óculos de sol feminino verão 2013

O verão é a estação do ano mais esperada por todas as pessoas. Afinal, o Brasil é um país tropical com várias praias, piscinas e muito mais. Os óculos de sol são ace...