Luto coletivo: saiba mais

Apesar da morte não estar nos planos da maioria das pessoas e nem ser esperada. O fato é que ela existe e acontece. Em…

Apesar da morte não estar nos planos da maioria das pessoas e nem ser esperada. O fato é que ela existe e acontece. Em um luto coletivo é permitido demonstrar a tristeza sem censura. Muitas pessoas choraram nos últimos dias com a tragédia ocorrida em Santa Maria (RS) e o Brasil inteiro declarou luto. Saiba mais sobre o luto coletivo.

Ninguém está preparado para perder um ente querido. (Foto: divulgação)

O que é luto coletivo

O luto coletivo é um momento de demonstrar tristeza sem censuras. Segundo especialistas, a morte de pessoas conhecidas ou não permite que as pessoas que não tenham tido seus próprios lutos, venham a fazê-lo.

É um momento de reviver as perdas pessoais, extravasar as emoções abafadas. Trata-se de uma forma de emprestar um pouco desse luto para chorar nossas dores.

Mesmo sem perceber, o luto coletivo é o momento para entrar em contato com o privado, muitas vezes reprimido por uma forma de defesa pessoal ou até por mudanças da sociedade atual que tornaram os rituais de despedida mais curtos e superficiais.

O Brasil está vivendo um momento de luto coletivo. (Foto: divulgação)

Veja também como lidar com perdas e luto

Sofrimento sem medidas

Viver situações de luto, por mais doloroso que seja, é também uma forma de crescimento e lapidação humana. A morte é um grande evento e tem o poder de mudar nosso cotidiano. Especialistas acreditam que os momentos de luto são importantes para a revisão de algumas posturas na nossa vida.

Quando as pessoas vivem em situações de risco, como ir a festas, beber e continuar dirigindo, e alguém morre em um acidente, elas se identificam. E assim, tem a chance de perceber que a vida é muito valiosa.

Leia Também:  Resort Costão do Santinho - Florianópolis, roteiro CVC

A intensidade do luto coletivo vai depender da proximidade que o indivíduo tem pela pessoa que morreu. Muitas vezes a pessoa passa pelas mesmas fases de luto, sendo choque, negação, desespero e aceitação. É o caso da tragédia vivida na cidade de Santa Maria (RS), onde muitos jovens morreram após o incêndio na boate Kiss. Mais de 190 milhões de pessoas de todo o Brasil declaram luto e sofreram junto com os familiares e amigos das vítimas.

O luto coletivo é uma forma de expressar os sentimentos sem restrições. (Foto: divulgação)

Veja também as fases do luto 

O luto coletivo é uma forma de expressar os sentimentos sem vergonha ou medo. É mais que isso, é uma atitude solidária para com as pessoas que estão diante de um grande luto privado. Não gostamos de sofrer, sentir saudades, não queremos perder quem amamos. Mas é necessário estar preparados, pois todos nos enfrentamos perdas e mortes em algum momento de nossas vidas.

Top