Dieta para evitar problemas de memória

Muitas pessoas realizam dietas com o intuito de atingir o corpo ideal. O que muitas não sabem é que a alimentação balanceada pode trazer…

Por Editorial MDT em 07/05/2013

Muitas pessoas realizam dietas com o intuito de atingir o corpo ideal. O que muitas não sabem é que a alimentação balanceada pode trazer mais benefícios do que apenas a perda de peso.  Saiba mais sobre a dieta para evitar problemas de memória.

Conheça o tratamento para falta de memória.

O ômega traz grandes benefícios a cognição dos indivíduos. (Foto: divulgação)

Dieta do mediterrâneo faz bem para a memória

A dieta do Mediterrâneo é rica em frutas, legumes, peixes, grãos integrais, vinho e gordura saudável. Dessa forma, ela é caracterizada pela baixa ingestão de laticínios, alimentos gordurosos e carne vermelha. Como resultado, colabora com a redução do risco da perda de memória, assim como outros problemas da cognição. Isso foi comprovado após diversos estudos americanos que compararam os efeitos benéficos da ingestão de ômega 3 na dieta.

Conheça mais sobre o estudo da dieta mediterrâneo

O estudo da dieta mediterrânea se baseou em informações sobre a alimentação de 17.478 afro-americanos e caucasianos com idade média de 64 anos. A adesão a esse tipo de dieta foi medida através de uma escala que variava de 0 a 9. Logo após a introdução da nova alimentação, os indivíduos foram avaliados em relação à cognição no início e ao longo do estudo. Ao final da pesquisa, foi comprovado que as pessoas que seguiram a dieta mediterrânea tiveram 19% menos propensão em desenvolver problemas em suas habilidades de memória, quando comparadas às que não seguiram a dieta de forma adequada.

Conheça a dieta do mediterrâneo que previne a perda de memória. (Foto: divulgação)

 Hábitos saudáveis X longevidade

A dieta do mediterrâneo traz grandes benefícios à vida dos indivíduos, entre eles a diminuição dos problemas cardíacos e o aumento da longevidade. Isso tudo tem relação direta com a presença do ômega 3, o qual também colabora com a manutenção dos benefícios da cognição, prevenido os problemas de memória.

Exercícios físicos e a vida saudável

Embora a alimentação saudável traga grandes benefícios para a saúde, é importante que a pessoa associe exercícios físicos ao seu dia a dia. Essa combinação colabora com o bom funcionamento do organismo, assim como evita a velhice mental, que costuma atingir diversos indivíduos em nosso meio.

A alimentação saudável traz grandes benefícios à vida dos indivíduos. (Foto: divulgação)

A dieta do mediterrâneo traz grandes benefícios à saúde do indivíduo. Entre eles podemos citar a prevenção de problemas da cognição, como a perda de memória. Após conhecer mais sobre os benefícios dessa alimentação saudável, basta incorporá-la no seu dia a dia para obter os resultados.

Conheça os alimentos que ajudam a evitar o cansaço.

Top