Alimentos que ajudam a evitar o cansaço

A canseira física e mental ataca uma grande parcela da população. Ela afeta principalmente pessoas que tem longas jornadas de trabalho durante o dia.…

Alguns alimentos podem ajudar a evitar o cansaço diário.

A canseira física e mental ataca uma grande parcela da população. Ela afeta principalmente pessoas que tem longas jornadas de trabalho durante o dia. Existem diversas formas de combater esse problema de forma saudável e natural. A irritação, a ansiedade, o sono e o mau humor podem ser atenuados com a ingestão de alimentos que contribuem com o funcionamento do sistema nervoso. Veja quais alimentos podem ajudar a eliminar o cansaço.

Alimentos que diminuem o cansaço

  • Alface

A alface é uma hortaliça capaz de amenizar a irritação. O seu talo possui a lactucina, uma substância que atua como calmante. Além disso, é rica em fosfato. A falta desse elemento no organismo pode ocasionar depressão; confusão mental e cansaço. Portanto, essa verdura deverá ser agregada a alimentação, seja como salada ou de outras formas.

  • Tomate

O tomate é uma fruta. Ele possui uma grande concentração de vitaminas dos complexos A e B, substâncias essas que auxiliam no combate a irritação. Além disso, são ricos em fósforo, potássio, ácido fólico e frutose.

  • Banana

Essa é uma das frutas mais consumidas em todo o mundo. Ela possui a capacidade de diminuir a ansiedade e melhorar muito a qualidade do sono. A banana possui uma grande quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. Ela é considerada uma fonte de energia, pois possui vitamina B6. Ao ingerir essa fruta diariamente, você conseguirá uma quantidade maior de energia para seu organismo, diminuindo o cansaço.

  • Uva

A uva possui vitaminas do complexo B, que auxiliam no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina C e os flavonóides presentes nela são antioxidantes, que adiam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol alto. Existem diversas formas de consumir as uvas: como suco, vinho ou in natura.

  • Carne
Leia Também:  Como conservar alimentos sem energia elétrica

A carne é um alimento muito importante, rico em nutrientes essenciais para a manutenção do organismo como o ferro, o zinco, aminoácidos e vitaminas como a niacina. Por isso, deve fazer parte da alimentação diária de todos os indivíduos para evitar o cansaço pela falta de nutrientes.

O ferro combate problemas de saúde como a anemia e serve de transporte para diversas substâncias no organismo. O zinco é um ótimo antioxidante, auxiliando no combate aos radicais livres e retardando o envelhecimento da pele.

Os aminoácidos presentes na carne ajudam o cérebro a ter um melhor desempenho. Já a niacina é uma vitamina do complexo B que causa depressão quando esta em falta no organismo humano.

A carne vermelha é rica em substâncias que completam o organismo e evitam o cansaço.

  • Frutos do mar

Os frutos do mar possuem zinco e selênio que atuam no sistema cerebral, sendo capazes de diminuir o cansaço e a ansiedade. São considerados excelentes fontes de proteína e gordura saudável (ômega-3), essenciais para o bom funcionamento do coração. É importante lembrar que os frutos do mar tem alto índice de colesterol, portanto o consumo deverá ser controlado.

  • Ovos

Esse é um alimento muito encontrado na maioria das casas. Existem alguns nutrientes nos ovos que conseguem garantir o bom humor. São eles a tiamina, a niacina (vitaminas do complexo B), o ácido fólico e a acetilcolina. A ausência dessas vitaminas  pode causar desânimo, ansiedade e até perda de memória.

  • Espinafre

O espinafre é uma verdura rica em potássio e ácido fólico, que ajuda a prevenir à depressão. Em sua composição observa-se a presença de magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a manter a pressão arterial em níveis normais e ainda garantem o bom funcionamento do sistema nervoso central.

  • Laranja
Leia Também:  Hábitos Alimentares - Escolha Bem

Essa fruta de cor alaranjada é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. A laranja auxilia o sistema nervoso a trabalhar adequadamente. O cálcio presente na sua composição é relaxante muscular e ajuda a combater o estresse. Com o alto índice de vitamina C, essa fruta é  considerada energética e ajuda combater a fadiga.

  • Mel

É o único alimento doce que tem em sua composição proteínas e sais minerais. Ele auxilia o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às alterações de humor. Além disso, possui um alto teor de antioxidantes como os flavanóides e fenólicos.

  • Pães

Esse é um alimento muito comum na mesa dos brasileiros. Ele é preparado a partir de farinha de trigo; água e sal. Os pães são ricos em carboidratos, por isso conseguem prevenir a canseira, a fadiga, a fraqueza e o mal estar. Recomenda-se substituir os pães brancos (pão francês) pelos pães integrais, por possuirem uma concentração maior em fibras.

O pães são ricos em carboidratos, por isso dão energia ao organismo.

Procure fazer algumas mudanças e adaptações no estilo de vida para tentar se livrar da carga de estresse, que acarreta no cansaço diário. Insira em sua dieta os alimentos que ajudam a combater o cansaço, suprindo a carência de determinados nutrientes em seu organismo. Não se esqueça que exercícios físicos são de extrema importância para combater o cansaço físico e mental.

Top