Dieta do cetônico: como funciona

A chamada dieta do cetônico promete eliminar, em média, 4 quilos por semana. Ela é baseada no esgotamento de carboidratos do nosso organismo, forçando-o…

A chamada dieta do cetônico promete eliminar, em média, 4 quilos por semana. Ela é baseada no esgotamento de carboidratos do nosso organismo, forçando-o a buscar energia na gordura acumulada. Pode ser seguida durante, no máximo, 15 dias. Saiba como funciona a dieta do cetônico.

A dieta busca eliminar carboidratos, durante um período (Foto: Divulgação)

Como é a dieta do cetônico

A dieta do cetônico funciona de forma semelhante à dieta das proteínas. Basicamente, é preciso consumir alimentos que não possuem carboidratos, durante determinado período. Nosso organismo precisa retirar energia de alguma fonte do nosso corpo. Os carboidratos são as principais substâncias que fornecem esse combustível a ele. Porém, quando existe uma escassez deste combustível no corpo, o organismo procura, automaticamente, outras fontes. Neste caso, tem início uma quebra nas moléculas de ácidos graxos (gorduras) para que estas se transformem em energia. Desta quebra resultam os corpos cetônicos, que são componentes solúveis e fornecedores de combustível ao nosso organismo. Em outras palavras, quando acabam os carboidratos, o corpo passa a usar as gorduras em excesso para a produção da energia de que necessita. Portanto, este é o mecanismo para emagrecer com a dieta do cetônico.

 

Todos os alimentos com proteínas podem ser consumidos, à vontade (Foto: Divulgação)

A dieta que proíbe carboidratos deve ser feita durante, no máximo, 15 dias. Nos dois ou três primeiros, busca-se a eliminação completa desta substância no organismo. Para isso, proteínas estão liberadas. Carnes em geral, por exemplo, podem ser consumidas à vontade. Vegetarianos, neste caso, precisarão consumir proteínas sem ingerir carne. Basta substituir os alimentos. Depois dos primeiros dias, assim que o estoque de carboidratos acabar, terá início a cetogênese, em que os corpos cetônicos serão formados e usados para a obtenção de energia. O excesso destes corpos pode causar a cetoacidose, que é extremamente prejudicial ao organismo. Por isso, outros carboidratos voltam, aos poucos, na alimentação.

Continuar Lendo  Biquini de oncinha, moda 2012

Como manter o peso após dieta do cetônico

Após o período de dieta, é preciso fazer sua manutenção (Foto: Divulgação)

Alguns alimentos são permitidos, durante todo o período da dieta cetônica. Outros são proibidos no começo, mas depois são incorporados, aos poucos, na alimentação. Após os 15 dias de regime, é preciso parar com ele, a fim de evitar danos sérios ao organismo. O máximo que se pode fazer, caso a pessoa não tenha perdido tantos quilos quanto desejava, é fazer uma pausa de 3 dias e voltar ao regime por, no máximo, mais duas semanas. A partir daí, é necessário suspender a dieta e fazer uma manutenção do peso. Assim, a pessoa evita recuperar os quilos e aprende a se alimentar de forma saudável.

Top