Dicas fundamentais para quem trabalha sentado

Os indivíduos que trabalham muito tempo sentados, seja na frente ou não, do computador, acabam apresentando muitas dores no corpo, em especial, na coluna. Isso porque a grande maioria não realiza exercícios para aliviar a tensão dos músculos. Conheça abaixo algumas dicas fundamentais para quem trabalha sentado.

Conheça as dicas fundamentais para quem trabalha sentado. (Foto: divulgação)

Adotando a postura ideal

A melhor forma de prevenir as dores durante o trabalho que é realizado sentado, é através da adoção de uma postura adequada, associada ao uso de uma cadeira confortável. O indivíduo deve tentar, de todas as formas, manter a coluna ereta, mantendo os ombros para trás e deixar o topo do monitor nivelado com os olhos. Os punhos também devem permanecer em uma linha reta entre o braço e a parte superior das mãos. As pernas devem estar fletidas de modo que os joelhos fiquem apenas levemente acima da linha da cintura. Já os pés devem ficar plantados no chão ou apoiados.

Focando no alongamento

Sempre que possível, o indivíduo deve realizar uma pausa no trabalho e aproveitar para realizar exercícios de alongamento. Conheça abaixo alguns exemplos deles.

  • Pescoço – para alongar o pescoço, basta flexionar a cabeça para frente e para trás, de um lado a outro e virar a cabeça para a esquerda para a direita. Esses exercícios podem ser realizados em qualquer momento do dia.
  • Ombros – eles devem ser movimentados para frente, com cerca de 10 repetições e, depois, para trás.

    Realizar intervalos durante o período de trabalho é essencial para a manutenção da saúde. (Foto: divulgação)

  • Punhos – deve-se realizar movimentos rotacionais com os punhos a cada hora. O ideal é realizar dez movimentos para o sentido horário e dez para o sentido anti-horário.
  • Tórax – para aliviar a tensão dessa parte do corpo, basta abrir os braços como se fosse abraçar alguém. Depois, tente jogar os ombros para trás até o máximo que for possível.
  • Abdômen – contraia os músculos abdominais e glúteos, segurando por alguns segundos e, em seguida, solte.
  • Panturrilhas – mantendo a posição sentada, abaixe os pés até a base dos dedos, como se estivesse vestindo um sapato de salto alto. O ideal é praticar esse tipo de movimento durante dez minutos, várias vezes ao dia.

Pratique a caminhada

O indivíduo que permanece muito tempo sentado, deve levantar a cada meia hora, pelo menos. O ideal é andar até o bebedouro ou mesmo, até o banheiro, para colaborar com a circulação dos membros.

Manter uma posição ereta durante o trabalho é essencial para evitar dores na coluna. (Foto: divulgação)

Diversos indivíduos sofrem com as dores no corpo, em especial, aqueles que trabalham sentados. No entanto, prevenir o problema é fácil, basta realizar alguns exercícios de alongamento durante o dia de trabalho. Após conhecer algumas dicas fundamentais para quem trabalha sentado, é importante seguí-las e evitar qualquer consequência relacionada a má postura.

Reply