Consumir proteínas sem ingerir carne: como fazer

Editorial MDT 16/09/2012 Bem Estar

A carne vermelha é rica em proteínas, nutriente indispensável para o bom funcionamento do nosso corpo. Porém, o consumo de carne pode ser substituído por outros alimentos que também são ricos em proteínas e mais benéficos a nossa saúde. Veja como consumir proteínas sem ingerir carne.

Existem vários alimentos que são ricos em proteínas e podem substituir o consumo de carne (Foto: divulgação).

Benefícios da substituição da carne por outros alimentos

A carne é rica em proteínas, porém ela pode ser facilmente substituída por outros alimentos que são fontes desse nutriente indispensável para nosso corpo.  Segundo a nutróloga Tamara Mazaracki, “os ovos, cogumelos, laticínios, sementes são apenas alguns exemplos de alimentos ricos em proteínas”.

A redução da ingestão de carnes pode fazer muito bem a saúde. Segundo estudos feitos pela Universidade de Harvard (EUA) com 120 mil pessoas durante 20 anos, observou-se que as pessoas que consomem menos carne vermelha vivem mais tempo e reduzem o risco de doenças cardíacas.

É importante saber que as substituições devem ser feitas de forma correta, especialmente de forma que se adapte ao estilo de vida de cada pessoa. O ideal é reduzir o consumo de carne e substitui-la por alimentos ricos em proteínas.

Os derivados do leite são ricos em proteínas (Foto: divulgação).

Veja também alimentos ricos em proteínas e carboidratos 

Alimentos que podem substituir a carne

  • Leites e derivados (queijos e outros);
  • Cereais e leguminosas (arroz, milho, feijão e soja) na mesma refeição;
  • Vegetais folhosos verdes-escuros, pois são ricos em ferro (espinafre, rúcula e couve);
  • Ovos;
  • Cogumelos;
  • Quinua;
  • Brotos (girassol, alfafa e feijão).

Substituição da carne por soja

A soja é muito nutritiva, 100 gramas desse alimento fornecem a metade da quantidade diária de proteínas ideais para um adulto, sendo uma ótima substituição da carne. Além disso, é rica em vitaminas A, C, E, magnésio, enxofre, cloro, ferro e potássio.

É uma excelente fonte de lectina, substância que dificulta o acúmulo de gordura no organismo. A soja pode ser encontrada em farinhas, leites e queijos que são fabricados com ela.

Os ovos também são fontes de proteína (Foto: divulgação).

Veja também quinua alimento poderoso 

As proteínas são nutrientes indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. A carne é uma das principais fontes desse nutriente, porém existem outros alimentos mais saudáveis que também são ricos em proteínas e podem substituir a carne nas refeições. O ideal é reduzir o consumo e não excluí-lo totalmente.

Outros artigos

Eliana apresenta seu filho Arthur

13/10/2011

Eliana apresenta seu filho Arthur

A apresentadora Eliana mostra pela primeira vez o seu filho ao público, e conta para Maria Rita, tia de arthur, como foi a gestação, mostra o quarto do bebê, e como ...

Melhor Forma de Aprender Inglês

31/05/2011

Melhor Forma de Aprender Inglês

O Inglês é a língua mais falada no mundo, por isso é necessário que as pessoas saibam falar inglês, principalmente àquelas que querem fazer uma viagem ao exterior al...

Smartphones com Android Modelos e Preços

31/12/2010

Smartphones com Android Modelos e Preços

Smartphones com Android Com a correria do dia-a-dia muitos de nós precisamos estar sempre conectados, seja para enviar ou receber e-mails, fazer ligações import...