Dieta: cuidados para perder peso

A dieta faz parte da rotina de milhares de pessoas. São muitos os meios de se perder peso e as tais “fórmulas milagrosas” para…

A dieta faz parte da rotina de milhares de pessoas. São muitos os meios de se perder peso e as tais “fórmulas milagrosas” para chegar no resultado desejado. Porém, alguns cuidados devem ser tomados para se perder peso com saúde. Além disso, mesmo depois de conseguir as medidas sonhadas é preciso manter a linha e não deixar de lado certos hábitos. Confira a seguir algumas dicas para quem está querendo manter a forma ou conquistar o corpo desejado sem perder a saúde:

Leia mais sobre: Cuidados ao tomar shakes para emagrecer

 

Para emagrecer com saúde é preciso fazer atividades físicas e manter uma alimentação saudável (Foto: Divulgação)

Não pule refeições durante e depois da dieta

Não adianta cair em tentação e pular refeições para compensar o dia anterior que você comeu demais. Para que a dieta funcione de verdade é preciso fazer com que o seu metabolismo fique pontual como um relógio. Para isso, é necessário comer sempre no mesmo horário e não pular refeições. Essa dica vale para quem está em meio a uma dieta ou para quem está fazendo a manutenção do peso depois de meses de sacrifício. Não ficar muitas horas sem comer é um cuidado essencial para manter a linha na dieta.

Abuse das saladas e esqueça as frituras e doces (Foto: Divulgação)

Diminua a ingestão de doces

Comer menos doce ajuda com a dieta. Não adianta nada comer verduras, legumes e demais itens nas quantidades corretas e exagerar nos doces. Cerca de 200 a 400 calorias extras por dia são fruto do açúcar embutido em alimentos como café, sucos e demais líquidos que bebemos adocicado com esse vilão da dieta. Substitua esse alimento por adoçante e fique longe das guloseimas.

Leia Também:  Dieta com chocolate para perder peso

Saiba mais sobre: Como evitar o efeito sanfona, como manter o peso

Capriche no café da manhã para a dieta ficar equilibrada

Outro cuidado com a dieta diária que deve ser tomado é com relação ao café da manhã.  Estudos novos confirmam a importância dessa refeição para a perda de peso. A refeição mais importante do dia é o café da manhã e para ajudar a manter o corpo funcionando bem, comece o dia com uma boa porção de fibras. Quem se alimenta mal pela manhã engorda mais por comer fora de hora por ter começado o dia com a refeição de modo errado.

Mastigue bem os alimentos

Para perder peso é necessário mastigar bem devagar. Uma pesquisa feita com 500 jovens obesos, divididos em dois grupos, pelo Hospital Pediátrico de Bristol, na Inglaterra, foi levado no prazo de um ano a comer mais de vagar. O resultado surtiu efeitos na balança, e os jovens perderam mais peso a medida que aprenderam a comer de vagar. Isso acontece porque o cérebro entende quando está satisfeito se a mastigação é feita em um ritmo lento. Já quem come rápido demais ingere mais alimentos, pois o cérebro demora para processar a mensagem do estômago de satisfação.

Mantenha uma rotina de exercícios físicos (Foto: Divulgação)

Dica fundamental para perca de peso

Quem quer perder peso com saúde deve priorizar as atividades físicas. Pelo menos três vezes na semana, faça 1h30 de exercícios. Você pode  dançar, fazer caminhadas ou qualquer esporte que te agrade. O que não pode é ficar parado. Para emagrecer com saúde a atividade física é essencial. E depois que atingir o peso desejado é necessário continuar com uma rotina de exercícios.

Leia Também:  Como usar a berinjela para emagrecer

Top