Dicas que ajudam na realização profissional da mulher

A realização profissional é muito almejada pelas mulheres, que até bem pouco tempo eram fadadas a ficarem em casa cuidando da família. Veja dicas de como alcançar o máximo na profissão.

Por Redacao em 26/10/2011

A realização profissional é um objetivo para todo mundo, especialmente para a mulher, até porque faz pouco tempo que ela invadiu o mercado de trabalho, no Brasil, por volta da década de 1980, por conta da globalização, da disparada do consumo e da necessidade de mais um membro da família arregaçar as mangas. Mas como alcançar esse sonho? Será que é possível realmente chegar em uma determinada posição máxima? Veja algumas dicas que ajudam aquelas que querem estar felizes nessa área da vida.

Os profissionais de recursos humanos afirmam que conquistar a realização profissional é um processo que não para nunca. A cada passo dado, a mulher sente-se feliz por um determinado momento e passados os desafios iniciais, o desejo de crescer no lado profissional da vida volta com toda força. Portanto, é uma situação que sempre vai satisfazer e empurrar a pessoa para frente, em busca do objetivo.

Muita gente acredita que é possível ser feliz somente quando se chega a um determinado lugar na vida profissional. Mas as correntes modernas de administração e de gestão de pessoas indicam que o que deve ser realmente valorizado é o caminho percorrido pela profissional. Nessa linha, o que ela deve destacar são todos os momentos vividos, todas as experiências que levaram-na a tal ponto de realização.

A ideia de realização profissional é bastante relativa para cada mulher, pois cada uma busca um objetivo específico. Por exemplo, existem aquelas que acreditam que ganhando mais que o marido estarão completamente realizadas; outras acham que o importante é enfrentar desafios, mesmo que o salário não seja tão bacana assim e muitas outras concebem a realização profissional como sendo o único objetivo de vida. Portanto, para estar feliz nesse lado da vida, o que importa mesmo é saber exatamente o significado disso para si.

Mas como saber se já alcançou a realização profissional? Primeiro é preciso olhar ao redor e ver se o significado de realização tem a ver com o momento em que se está vivendo. Segundo, é necessário saber se alguns sentimentos estão aflorados, tais como orgulho de estar em uma determinada empresa e cargo, vontade de continuar aprendendo, de estar querendo se capacitar cada vez mais, equilíbrio entre vida pessoal e profissional e muitos outros.

Top