Dicas para evitar conflitos ao dividir apartamento

Dividir uma residência com alguém pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, principalmente quando são desconhecidos. Mesmo quando são amigos ou parentes,…

Por Editorial MDT em 30/12/2011

Dividir uma residência com alguém pode não ser uma tarefa tão simples quanto parece, principalmente quando são desconhecidos. Mesmo quando são amigos ou parentes, a convivência à dois torna tudo diferente. Você começa a conhecer o outro mais a fundo, suas manias, suas preferencias e assim por diante. É aí que o vínculo pode ficar mais forte ou tornar-se insuportável. É preciso ter jogo de cintura para dividir um apartamento com alguém.

Muitas pessoas pesquisam dicas e informações sobre como dividir apartamento sem brigas, pois elas acabam acontecendo uma hora ou outra. Unir pessoas de diferentes personalidades sempre é algo delicado, é preciso haver muito diálogo e compreensão de ambas as partes. Tem que ceder em muitos casos para poupar brigas e discussões.

Como evitar conflitos ao dividir apartamento

O primeiro passo é estipular as regras da casa. O que pode e o que não pode, quem faz o que, como deve ser a rotina e assim por diante. Esse cronograma pode ser a solução da maioria dos problemas. Tendo ciência das regras, quem desrespeitá-las pode ser corrigido. Criar jogos e tabelas pode deixar as regras mais divertidas e fáceis de seguir. A organização é algo primordial em um apartamento com mais de uma pessoa. Bagunça não combina com divisão de apartamento.

Quase sempre você vai encontrar alguém que é mais organizado e outro nem tanto. Ambos precisam entrar num acordo em relação à organização da casa. Um local limpo e organizado é mais leve, mais harmonioso e mais fácil de conviver. Alguém que é organizado não suporta viver em meio a bagunça. Dividir as tarefas de casa é uma opção para manter tudo sempre limpo e organizado sem sobrecarregar apenas uma pessoa.

As dicas para evitar conflitos ao dividir apartamento servem como ajuda para quem tem dúvidas de como viver em uma sociedade dentro da própria casa. Os produtos e alimentos em geral, como produtos de limpeza, óleo, arroz, feijão, etc., devem ser comprados juntos. Essas despesas devem ser divididas em igual para todos do apartamento. Já as preferencias devem ser compradas separadamente e etiquetadas para evitar conflitos.

É preciso ainda deixar bem claro as restrições em relação à festas, namorados e assim por diante. O diálogo é a principal peça dessa convivência. Acerte todos os detalhes desde o começo. Se algo não lhe agrada, converse com os demais habitantes do local. Viver em harmonia é a chave para uma convivência plena e duradoura.

Top