Dicas para vencer a insegurança na entrevista de emprego

Seja na mudança de trabalho ou na entrevista para o primeiro emprego, a grande maioria dos candidatos teme, de forma significativa, a avaliação dos…

Seja na mudança de trabalho ou na entrevista para o primeiro emprego, a grande maioria dos candidatos teme, de forma significativa, a avaliação dos entrevistadores. É na entrevista que grande parte do potencial do pretendente à vaga será mostrado e avaliado, permitindo que ele consiga o trabalho em determinada empresa. Excesso de nervosismo e insegurança podem arruinar esta oportunidade. Veja algumas dicas para vencer a insegurança na entrevista de emprego.

A insegurança na entrevista pode colocar tudo a perder (Foto: Divulgação)

Autoconfiança e novas oportunidades

A autoconfiança é primordial, em qualquer situação da vida. Pode-se dizer ter confiança em si mesmo é uma questão de sobrevivência e é algo que se pode conquistar, dia após dia. A autoconfiança está diretamente relacionada com a autoestima; ou seja, uma pessoa que não consegue valorizar suas próprias qualidades e potencial irá, automaticamente, minar a sua autoconfiança – tão importante numa entrevista de emprego.

As empresas, hoje, observam que grande parte dos candidatos preocupa-se em acumular conhecimento técnico, deixando de lado o amadurecimento, como ser humano. É desse amadurecimento, também, que surge a autoconfiança e a versatilidade, ao lidar com situações inusitadas, mostrando desenvoltura e abertura a novos desafios. A falta de conhecimento de si mesmo gera insegurança, timidez, nervosismo e propensão a erros.

A autoconfiança permite lucidez e articulação das palavras, na entrevista (Foto: Divulgação)

Como vencer a insegurança

A segurança sobre si mesmo, que está relacionada á autoestima, é algo que se conquista, a cada dia. Não se trata, portanto, de um fator genético. Trabalhada de forma correta, ela só irá aumentar e facilitar a vida.

Para vencer a timidez, um bom começo é aprender a aceitar os próprios erros, não tentando disfarçá-los ou culpar outras pessoas por eles. Isso promove a maturidade e faz aumentar a segurança, além de demonstrar transparência, despertando a confiança das pessoas.

Continuar Lendo  Pacote de viagens 2 de novembro Buenos Aires 2012

Uma dica é fazer uma avaliação de si mesmo, antes da entrevista de emprego, observando quais são seus defeitos e qualidades e o que serial ideal para modificá-los. Este tipo de pergunta, muitas vezes, pega de surpresa os candidatos.

Treinando a segurança e a autoestima, tudo correrá bem (Foto: Divulgação)

Se necessário, coloque tudo o que merece ser refletido num papel, inclusive possíveis perguntas da entrevista, juntamente com suas respostas. O ideal é dar mais atenção a questionamentos que o candidato não tem certeza do que iria responder. Reflita sobre suas respostas, peça opinião a outras pessoas e relei-as, com atenção, porém sem decorá-las. Trata-se apenas de um exercício que irá ajudar o candidato a se preparar para a entrevista de emprego.

Junto a isso, é de extrema importância conhecer o perfil da empresa onde será entrevistado e qual a sua cultura. Além de estar preparado para perguntas sobre si mesmo, o candidato precisa conhecer melhor o terreno onde estará pisando, demonstrando interesse e potencial para exercer o cargo.

Top