Amendoim – alimento poderoso

O amendoim é uma planta da família da fabaceae (beterraba-marinha), originária da América do Sul. Seu fruto é de um tipo de vagem a…

Por Editorial MDT em 21/02/2012

O amendoim é saboroso, além de apresentar uma série de benefícios.

O amendoim é uma planta da família da fabaceae (beterraba-marinha), originária da América do Sul. Seu fruto é de um tipo de vagem a planta é uma erva, com o caule pequeno e folhas tri-folioladas medem cerca de 30 -50 cm de altura.

O fruto tem uma grande importância econômica, principalmente na indústria alimentar. Algumas variedades têm uma grande quantidade de lípidos e têm sido utilizadas para a fabricação de óleo de cozinha (dão de 45 a 50% de óleo). Em várias regiões de África, o amendoim é moído para cozinhar vários pratos da culinária local, que ficam assim mais ricos em lipídios e proteínas.

Modos de Utilização e Consumo

Seu consumo mais popular se dá das seguintes formas: como manteiga de amendoim, inteiros, torrados ou crus. No Brasil, vários produtos alimentícios têm como base o amendoim: paçoca de amendoim, pé-de-moleque, doce de amendoim e também em bolos e sorvete.

O óleo de amendoim é poderoso porque ajuda a combater o envelhecimento precoce.

O óleo de amendoim é frequentemente utilizado na culinária, porque tem um sabor suave e queima em uma temperatura relativamente elevada. A extração do seu óleo pode ser utilizada em tintas, vernizes, lubrificantes, roupas de couro, inseticidas. As cascas do amendoim são aproveitadas na fabricação de plástico, gessos, abrasivos e combustíveis. Também pode ser usada para fabricação de celulose e a mucilagem (cola). As folhas e galhos podem ser utilizados para fazer feno.

Benefícios do Amendoim

• Ácidos graxos monoinsaturados: Conhecidos como gorduras do bem, os ácidos graxos monoinsaturados contribuem para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim (LDL) pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom (HDL). O LDL, em excesso no sangue, provoca aumento na deposição de placas de gordura nas artérias, o que impede o fluxo de sangue; já o HDL tem a função de transportar o colesterol dos tecidos para o fígado. Esse processo é fundamental para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose (entupimento das artérias).

• Gordura: Importante ao corpo por ser fonte concentrada de energia, servir de transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (insolúveis em água), além de ser precursora de diversos hormônios e proteger as membranas celulares.

• Omega-3: Reduz, moderadamente, os níveis de triglicérides no sangue e a pressão arterial. Junto ao Omega-6 previne o envelhecimento, por funcionarem como renovadores celulares.

• Vitamina E: Nutriente famoso pela ação de antioxidante, ou seja, de combate ao excesso de radicais livres e prevenção de tumores. E, ainda, é responsável por aumentar a resistência dos músculos ao reduzir dores e preservar o sistema imunológico.

• Ferro: Importante na dieta de gestantes, pois ajuda na formação do sistema nervoso do bebê, bem como no crescimento do feto, além de reduzir infecções comuns na gravidez. Também é extremamente importante ao longo da vida toda, pois é parte das células vermelhas e sua carência é diagnosticada como anemia.

• Fósforo e Potássio: Ajudam a afastar a fadiga e dão pique total para quem pratica atividades físicas. O fósforo ajuda na formação dos ossos e é fundamental na constituição do rim. Já o potássio, melhora a contração muscular e é um aliado para quem pratica exercícios físicos.

• Omega-6: Renovador celular, prevenindo o envelhecimento precoce.

O amendoim traz benefícios, mas consuma com moderação.

Para aproveitar todos esses benefícios e manter sua alimentação saudável, é interessante consumir pelo menos um produto que tem como base o amendoim. De qualquer modo o alimento deve ser consumido com moderação inclusive por pessoas saudáveis e sempre deverá ser acompanhado por uma dieta balanceada recomendado por nutricionista.

Top