Dicas para uma gravidez tranquila e saudável

As dicas para uma gravidez tranquila e saudável propõem cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença para preservar a saúde do bebê…

As dicas para uma gravidez tranquila e saudável propõem cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença para preservar a saúde do bebê e o bem-estar da mamãe. O segredo consiste, basicamente, em excluir os hábitos inadequados, melhorar a alimentação e rejeitar as substâncias que podem prejudicar a gestação.

Dicas para uma gravidez tranquila e saudável. (Foto: Divulgação)

O período gestacional requer uma série de cuidados especiais, afinal, o corpo da mulher está totalmente voltado para o desenvolvimento de uma nova vida. Durante os nove meses, é muito importante comparecer às consultas de pré-natal e seguir à risca algumas restrições, que vão garantir uma gravidez plena e saudável.

Veja também: Cuidados com a alimentação durante a gravidez

Dicas para uma gravidez tranquila e saudável

Acompanhe a seguir dicas para uma gravidez tranquila e saudável:

1. Mantenha uma boa alimentação

A mulher grávida precisa reformular o seu cardápio, incluindo alimentos que forneçam os nutrientes que o corpo necessita. A dieta precisa incluir verduras, frutas e legumes. Também é importante selecionar algumas fontes de proteínas (carne e ovo) e carboidratos (integrais).

A grávida deve manter uma alimentação balanceada. (Foto: Divulgação)

Determinados alimentos devem ser evitados na gravidez para não colocar a saúde de mãe e filho em risco, como é o caso das carnes cruas, dos frutos do mar e dos queijos fortes.

2. Tome suplemento de ácido fólico

O ácido fólico ajuda a prevenir uma série de problemas congênitos no bebê. Ele pode ser encontrado em alguns alimentos, como espinafre e brócolis, mas o ideal é recorrer à suplementação. Cada mulher grávida deve ingerir uma dose diária de 400 mcg de ácido fólico.

3. Evite tratamentos químicos no cabelo

Durante a gravidez, o cabelo costuma ficar mais fraco e opaco. No entanto, as mulheres não devem recorrer aos procedimentos químicos para resolver o problema. Lembre-se de que a tintura e a escova progressiva são tratamentos tóxicos para o bebê.

É importante praticar exercícios físicos. (Foto: Divulgação)

4. Faça exercícios físicos

Leia Também:  Intolerância ao glúten na infância

A mulher grávida não pode ficar parada e levar uma vida sedentária. O ideal é que ela faça atividades físicas regularmente para controlar o peso e afastar os males do estresse. Os exercícios também melhoram o condicionamento físico para enfrentar o parto.

5. Evite ingerir café em excesso

O café pode causar sérios danos ao feto, isso porque a cafeína interfere na transfusão de sangue da mãe para o filho. Com isso, o bebê não recebe todos os nutrientes que precisa e pode apresentar problemas no seu desenvolvimento. A quantidade máxima de café por dia é de quatro cafezinhos por dia.

Não fume durante a gravidez. (Foto: Divulgação)

6. Diga não ao cigarro e ao álcool

Assim que descobrir a gravidez, a mulher deve parar de fumar e evitar bebidas alcóolicas. Esses cuidados são fundamentais para garantir a saúde do bebê.

Coloque em prática as dicas para uma gravidez tranquila e saudável e dê a luz a um bebê com saúde.

Top