Dicas para uma cozinha segura

Dicas para uma cozinha segura

As pessoas estão tão acostumadas a circular pela cozinha, que mal percebem o quanto este cômodo pode ser perigoso. É nela onde está a…

Por Editorial MDT em 20/05/2013

As pessoas estão tão acostumadas a circular pela cozinha, que mal percebem o quanto este cômodo pode ser perigoso. É nela onde está a grande maioria dos elementos responsáveis pelos principais acidentes domésticos. Fogo, óleo quente, eletricidade, água, facas, forno, gás, entre outros. O hábito de usar tudo isso, ao mesmo tempo, faz com que deixemos de pensar na necessidade de termos cuidados diários, principalmente quando há crianças, na casa. Veja algumas dicas para uma cozinha segura.

Deve ter cuidado com o que vai para dentro do micro-ondas (Foto:Divulgação)

Objetos da cozinha

Vale a pena começar pelo botijão de gás. A maioria da população depende dele para cozinhar. O correto é que o gás seja acomodado fora do cômodo. Isso evita explosões, caso ocorra um vazamento. Se ele fica dentro da cozinha, é preciso verificar o posicionamento e a medida da mangueira. Ela deve ter, no máximo, 70 cm. Também deve ficar longe da parte traseira do fogão. Se permanecer encostada nele, o calor do eletrodoméstico poderá derretê-la, causando o vazamento. Por fim, deve-se fazer o teste com esponja e detergente, sempre que possível, na parte onde a válvula se encaixa no botijão. Por medidas de segurança, quando não estiver usando o fogão, feche a torneirinha de gás.

Mangas curtas, na hora de cozinhar, são indicadas (Foto: Divulgação)

Os fios dos eletrodomésticos devem ser verificados, com frequência. Eles não podem estar desencapados, sob nenhuma hipótese. Sempre que for usar o liquidificador, a torradeira ou qualquer outro aparelho, faça-o em local seco, longe da água. Antes de manusear qualquer coisa que tenha eletricidade, enxugue bem as mãos.

Outras dicas

Nunca coloque qualquer objeto que contenha metal dentro do micro-ondas. Isso causará uma explosão. Também é aconselhável que todos os alimentos com casca sejam furados com um palito, antes de irem ao forno. Isso facilita a saída de vapor, de seu interior.

Sempre que for acender o forno comum, é indicado abrir sua porta, antes. Isso evita um possível acúmulo de gás, dentro dele.

Quando estiver cozinhando, use roupas sem mangas e deixe guardanapos e papel longe das panelas. Isso evita que o tecido da roupa se enrosque ou que o fogo atinja o tecido ou papel.

Manter as facas afiadas exige menos força, na hora de cortar os alimentos (Foto: Divulgação)

Finalmente, tenha muito cuidado com as facas e os objetos pontiagudos. O ideal é mantê-las sempre afiadas, para que o seu manuseio seja mais fácil. A intenção é usar menos força, ao cortar os alimentos. Ao colocá-las dentro da pia, evite misturá-las a outros talheres, pois alguém poderá se cortar, ao lavar a louça. Com estas dicas, você estará livre dos acidentes domésticos.

Saiba mais sobre o botijão: Cuidados necessários para lidar com botijão de gás

Veja outras dicas úteis: Cuidados para evitar incêndio em casa

Top