Dicas para migrar para Barcelona e morar na cidade

Lucas 27/07/2021 Turismo

Muitos brasileiros escolhem Barcelona para começar uma nova fase das suas vidas, tendo maior segurança económica, mais tranquilidade e melhor qualidade de vida. No entanto, é fundamental fazer um dos cursos de espanhol em Barcelona para poder conseguir um bom emprego e viver tendo uma boa comunicação em todo momento e em todo lugar. 

barcelona espanha

Como morar em Barcelona

Morar na Espanha é o sonho de muitas pessoas, porém não é tão simples assim, ou seja, não é só arrumar as malas, pegar o passaporte, comprar uma passagem rumo a Barcelona e fazer um curso na Expanish, por exemplo, para aprender o espanhol. Se a sua intenção é não ser um simples turista e sim alguém que vai morar lá, saiba que precisará de um tempinho para organizar tudo e conseguir a autorização correspondente para ficar lá de vez.

  1. Sendo a sua intenção mudar-se para Espanha e fixar residência lá, deverá em primeiro lugar, providenciar o seu passaporte e que este tenha uma validade de seis meses posterior à data prevista para retornar ao Brasil. O passaporte deve ser tramitado na Policia Federal.
  2. Se você não tiver cidadania europeia (muitos brasileiros têm dupla nacionalidade), precisará tramitar um visto para poder entrar no Espaço Schengen. Agora bem, como você permanecerá por mais de três meses, deverá conseguir o Número de Identidade do Estrangeiro (o NIE) e um cartão de residência (a chamada “tarjeta de residência” em espanhol). Com esses dois documentos você será um residente legal na Espanha, podendo, por exemplo, alugar um apartamento e abrir uma conta bancária.

Seja para estudar em uma escola de espanhol em Barcelona, ou para trabalhar ou ainda para morar lá como aposentado, você precisará do visto, sempre que você não possua cidadania europeia. 

Com os documentos necessários tramitados, é hora de olhar para as suas economias. Se você estiver viajando já com um contrato de trabalho ou com a inscrição em uma faculdade espanhola já feita e confirmada, por exemplo, lembre-se que precisará de dinheiro durante os primeiros meses para poder se afirmar na sua nova cidade de residência. E se estiver viajando com a intenção de conseguir trabalho lá, precisará de mais dinheiro ainda, porque não é de um dia para o outro que conseguirá um emprego. Mais ainda se não dominar a língua espanhola. Lembre-se que saber ‘portunhol’ não serve para quem procura emprego. Na verdade, tampouco serve para fazer turismo…!

Conseguir trabalho em Barcelona

Na verdade, não é uma coisa impossível, porque existem setores específicos que estão sempre à procura de novos funcionários. O turismo é um desses setores, bem como o setor de serviços e o setor industrial. Essas três opções são as de maior demanda de trabalho. 

Mas é necessário dominar o espanhol, embora muitos achem que, pelo fato de viver em Barcelona, deverão aprender o catalão. Não é bem assim. Em Barcelona não é todo mundo que fala catalão e sim o espanhol, como em todo o resto da Espanha. E o espanhol é a segunda língua mais falada no setor turístico. Se você for viajar pela Europa e não dominar a língua do país que visita e não sabe inglês, com o espanhol você poderá se comunicar sem problemas!

Uma das dicas mais importantes para procurar emprego em Barcelona é a época para fazer isso:

  1. setembro e outubro
  2. janeiro e fevereiro

A demanda de trabalho durante esses meses é muito maior em relação ao resto do ano. Você pode começar a procurar através das redes sociais LinkedIn e Facebook, mas também em diversos sítios web especializados na oferta de empregos. Porém, mais uma vez é necessário você lembrar da importância de estudar espanhol em Barcelona, porque só desse jeito conseguirá trabalhar e ganhar dinheiro para se sustentar e começar uma nova vida.

Por que motivo escolher Barcelona para morar e estudar

Barcelona é uma cidade onde você respira arte o tempo todo, além de alegria, bom astral, podendo curtir uma excelente gastronomia e um inverno com neve e um verão com belas praias. 

Há muita coisa para fazer em Barcelona, além de trabalhar e estudar a língua espanhola. Os tours gastronómicos são fantásticos e uma das melhores opções para curtir diversos sabores é o Mercado da Boqueria, um lugar fantástico com uma grande diversidade de postos para experimentar desde o gostoso presunto espanhol, sanduiches, sucos naturais incríveis, até os mais variados doces e as famosas tapas espanholas. 

Os espetáculos de flamenco são uma excelente opção de entretenimento, bem como os passeios culturais, visitando centros como o Museu de Cera, os castelos e os bairros antigos, com prédios espetaculares desenhados pelo grande artista Gaudi.

Quem gosta de esportes, principalmente de futebol, tem o estádio do Barcelona, onde joga sempre o Barça, com o Lionel Messi fazendo os seus gols espetaculares. Por outro lado, as noites em Barcelona oferecem muita balada, com diversos bares e discotecas.

Durante os meses de verão, as praias são o lugar indicado para nadar, pegar sol, correr ou simplesmente andar pela areia. Elas foram reformuladas por causa das Olimpíadas de 1992. As praias são limpas e oferecem estruturas esportivas gratuitas (redes de vôlei, cestas de basquete e até pistas de skate). 

Todas as praias possuem chuveirinhos à saída e são muito limpas, inclusive La Barceloneta, a mais famosa, como a nossa Copacabana. Também a Praia de São Sebastiao (Platja de Sant Sebastiá), onde é possível pegar sol sem roupa, a praia de la Pineda e as de Castelldefels. Estas últimas ficam ao sul de Barcelona, em uma extensão de aproximadamente cinco quilômetros.

Sem dúvida alguma, morar em Barcelona é uma ótima oportunidade para conhecer outras cidades espanholas, pois lá fica tudo pertinho! Madrid, Toledo, Sevilla, Granada, Zaragoza, Cartagena, sem falar de poder conhecer Portugal, ali do lado! Além do mais, Barcelona é uma das cidades espanholas mais próximas a França.

Outros artigos

Fatec Rio Preto, Cursos, Endereços

14/02/2011

Fatec Rio Preto, Cursos, Endereços

A FATEC (Faculdade de Tecnologia) mantém uma unidade instalada na cidade de Rio Preto e já foi responsável pela qualificação de milhares de estudantes. A institu...

Decoração de festa infantil na escola

06/02/2015

Decoração de festa infantil na escola

A decoração de festa infantil na escola precisa ser planejada com criatividade e bom gosto. Na hora de decorar a sala de aula, é importante considerar as cores e os ...