Dicas para melhorar seu carisma no trabalho

Atualmente, um bom profissional não é aquele que somente faz o seu trabalho direito, mas sim aquele que tem boas habilidades comportamentais também. Entre…

Por Editorial MDT em 03/04/2012

O sorriso é a principal arma do carismático. (Foto: Divulgação)

Atualmente, um bom profissional não é aquele que somente faz o seu trabalho direito, mas sim aquele que tem boas habilidades comportamentais também. Entre elas, está o carisma, que é a capacidade de chamar a atenção das pessoas. Por serem ótimos comunicadores, os carismáticos têm grandes possibilidades de ocuparem cargos estratégicos na empresa. Para ser um funcionário de sucesso, veja aqui algumas dicas para melhorar o seu carisma no trabalho.

Não tenha medo de sorrir, pois o sorriso é a principal arma do carismático. Quando for cumprimentar alguém, sorria. Quando for pedir algo para alguém, sorria. Quando for dizer algo, sorria. Porém, não torne o seu sorriso algo banal, sorrindo apenas quando necessário.

Cumprimente todos no seu trabalho quando chegar e ao sair dele. Assim, todos verão em você uma pessoa bem educada, simpática e confiável. Sendo assim, desde o porteiro até o seu chefe devem ser cumprimentados com um grande sorriso no rosto.

O carismático é um ótimo comunicador. No entanto, o bom comunicador não é aquela pessoa que fala o tempo todo sobre assuntos supérfluos e desinteressantes, mas sim aquela que sabe falar a coisa certa na hora exata. Desse modo, analise bem as situações para poder se posicionar corretamente, sempre ponderando bastante sobre o que será dito porque as palavras, quando soltas, não têm retorno.

Seja um bom comunicador selecionando tudo o que for dizer. (Foto: Divulgação)

Não crie inimizades no seu ambiente de trabalho, pois você precisa da ajuda de todos para cumprir bem o seu serviço. Então, se não gostar do modo que uma pessoa trabalha, não a critique. Apenas faça-a ver sutilmente que poderia fazer melhor se trabalhasse de outro modo. E se o seu santo não bater com o de outro colega de serviço, aproxime-se dele somente quando necessário para não causar brigas desgastantes.

Seja amigo dos seus colegas de trabalho. (Foto: Divulgação)

Para melhorar o seu carisma no trabalho, você precisa estar de bem consigo mesmo e ter a certeza de que realmente pretende dar o seu melhor na empresa em que trabalha. Somente com esse espírito será possível ser reconhecido pelos seus chefes, que o colocarão em uma posição de destaque na empresa.

Top