Implante coclear: saiba o que é

O implante coclear é um aparelho auditivo que repassa as informações sonoras para pessoas com perda significativas da audição, auxiliando na comunicação. A função…

Por Editorial MDT em 09/01/2013

O implante coclear é um aparelho auditivo que repassa as informações sonoras para pessoas com perda significativas da audição, auxiliando na comunicação. A função do implante é exercida através da estimulação elétrica das fibras nervosas auditivas. Saiba mais sobre o que é o implante coclear e como ele funciona.

Adote o método de implante coclear (Foto: divulgação)

Veja como funciona o implante coclear 

O que é implante coclear

implante coclear é um dispositivo eletrônico com tecnologia avançada, que também recebe o nome de ouvido biônico. Ele atua na estimulação elétrica de fibras nervosas remanescentes, mandando um sinal para o nervo auditivo, chegando até o córtex cerebral essa mensagem.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o implante coclear é diferente do aparelho de Amplificação Sonora Individual. O também chamado AASI apenas aumenta o som, já o implante proporciona impulsos elétricos para as fibras neurais, possibilitando ao indivíduo, uma melhor capacidade de percepção do som. Nos dias atuais, existe cerca 60.000 usuários de implante coclear em todo o mundo.

Consulte um especialista para avaliar as condições para o implante coclear. (Foto: divulgação)

Funcionamento do implante coclear

O implante coclear possui dois tipos de componentes, sendo um interno e externo. Saiba mais sobre cada um deles:

1. Componente Interno: esse componente é colocado dentro do ouvido interno através de um procedimento cirúrgico. É composto por uma antena interna com imã, receptor estimulador e cabo com filamento contendo vários eletrodos que são revestidos de material flexível.

2. Componente Externo: esse componente é constituído por microfone direcional, processador de fala, antena transmissora e dois cabos. A sensação auditiva é muito rápida e ocorre em poucos segundos. O processo começa logo quando o microfone capta o sinal do componente externo e transmite para o processador de fala, selecionando o que será enviado para a audição.

Consulte especialistas

Para saber se o indivíduo está apto a receber o implante ou não é necessária a avaliação de um profissional capacitado. O ideal é consultar o médico especialista para avaliar as condições de cada pessoa com dificuldade auditiva para o implante e os melhores métodos a serem utilizados. Vários exames, avaliações e orientações médicas serão feitas sobre a possibilidade ou implante coclear.

O implante coclear é um método muito eficaz para melhorar a qualidade da audição. (Foto: divulgação)

Veja também aparelhos auditivos gratuitos

implante coclear é um excelente método para pessoas com dificuldades auditivas mais graves. Trata-se de um aparelho muito eficaz na captação e transmissão do som, melhorando muito a qualidade auditiva do paciente. Consulte especialistas no assunto para saber mais informações sobre o assunto.

Top