Dicas para ler mais

Cada vez mais tem se insistindo no desenvolvimento do hábito da leitura entre jovens, crianças e adultos. Além de ser uma atividade extremamente prazerosa,…

Por Paulo Lima em 04/01/2013

Cada vez mais tem se insistindo no desenvolvimento do hábito da leitura entre jovens, crianças e adultos. Além de ser uma atividade extremamente prazerosa, ler estimula a memória e o desenvolvimento cognitivo, sem dizer que serve de combustível inesgotável para a imaginação.

Os benefícios promovidos pela leitura ainda incluem aumento do vocabulário, melhora da escrita e até da autoestima. O problema é que, para quem ainda não tem o costume de ler sistematicamente, tal tarefa pode parecer cansativa e desestimulante. Para superar esta dificuldade, você deve colocar em prática algumas dicas que irão ajudá-lo a ler mais e melhor. Confira!

Veja também: Dicas para montar uma biblioteca em casa.

Dicas para ler mais

Com algumas dicas, você vai conseguir incorporar a leitura com mais naturalidade em seu dia a dia. (Foto: Divulgação).

Comece – Para desenvolver este hábito e torna-lo o mais natural possível você precisa começar. Sem este start dificilmente você vai conseguir incorporar a leitura em seu dia a dia. Comece estabelecendo uma meta razoável, como ler uma quantidade “x” de livros em um ano. Depois, se esforce para cumpri-la, administrando o seu tempo e procurando encaixar o momento da leitura nos intervalos de suas tarefas.

Escolha um assunto do seu interesse – Procure um livro que trate de assuntos do seu interesse, assim você vai se sentir mais estimulado para termina-lo. No momento da escolha, pegue a obra que lhe parecer mais interessante, ou seja, que tenha um título que lhe chame a atenção e uma capa que lhe atraia.

Para começar, escolha livros e gêneros do seu interesse. (Foto: Divulgação).

Leia amplamente – Quando você já estiver acostumado a ler, não fique apenas em um único gênero ou autor. Variar a leitura é importante para que você possa incorporar com mais naturalidade esse hábito em seu dia a dia.

Seja metódico – Estabeleça suas próprias categorias (ficção, não ficção, autoajuda, filosofia, biografia, entre outras) e se esforce para não ficar muito tempo sem ler um livro que se encaixe nos gêneros que você escolheu. Para isso, você precisa ser criterioso na escolha, além de metódico para desenvolver um plano de leitura que abranja os temas de sua preferência.

Saiba mais sobre como criar o hábito de ler.

Depois que a leitura estiver fazendo parte de sua vida, você não conseguir parar. (Foto: Divulgação).

Invista em livros pesados – Sabe aquelas obras volumosas que apenas estão acumulando pó em sua estante? Saiba que você também deve assimila-las em sua “dieta de leitura”. Apesar parecer extremamente desafiador (e realmente o é), ler este tipo de livro lhe trará boas recompensas.

Aproveite essas dicas e comece a desfrutar dos benefícios que a leitura pode trazer a sua vida diária. Temos certeza que, depois de começar, você não vai mais parar.

Top