Dicas para Montar uma Biblioteca em Casa

Muitas pessoas cultivam o hábito da leitura, tanto por prazer e por saberem os benefícios que ela traz, como melhor concentração, conhecimento e sabedoria.…

Por Redacao em 10/08/2011

Muitas pessoas cultivam o hábito da leitura, tanto por prazer e por saberem os benefícios que ela traz, como melhor concentração, conhecimento e sabedoria. Logo, os motivos para manter o hábito da leitura são diversos, e quanto mais cedo começar, melhor ainda para estender este hábito por toda a vida.

É possível ter acesso fácil a qualquer livro atualmente, contando com a ajuda da tecnologia, em apenas um clique o internauta pode ter acesso a uma porção de exemplares, porém muitos apaixonados por leitura dizem que nada substitui o contato direto com o livro, o prazer de abrir um livro, e tudo o que o contato físico com o livro traz.

Existem campanhas na televisão de incentivo a leitura, doação de livros, conservação do mesmo, o incentivo a leitura desde a infância, ou seja, informação é o que não falta para as pessoas começarem hoje mesmo a praticarem uma boa leitura.

Geralmente as pessoas que gostam muito de ler possuem muitos livros em casa, e ao decorrer dos anos esses livros vão se multiplicando, pois quem tem hábito da leitura frequente está sempre se atualizando, e sem contar que pessoas assumidamente apaixonadas por leitura ganham livros de presentes, o que ajuda a aumentar a acervo de livros em sua casa.

E quando a quantidade de livros se torna significativa é hora de organizar uma biblioteca em casa, tanto para facilitar a leitura quanto para conservar melhor os livros. Primeiramente é preciso reservar um espaço adequado no seu lar, que servirá como biblioteca, o lugar não precisa ser grande demais, porém deve ter espaço para adequar os livros de maneira confortável. É fácil achar um móvel, ou prateleira para organizar os livros, é sempre bom ter uma boa noção da quantidade de livros, com o tamanho do móvel ou prateleiras para organização, lembrando que é melhor deixar sobrar alguns espaços que podem ser preenchidos com mais livros, do que faltar lugar para eles.

Na hora de montar uma biblioteca caseira lembre-se de organizar os livros em ordem alfabética, seja essa organização feita através do título ou nome do autor, assim fica extremamente fácil a localização dos livros.

Escolha a separação das prateleiras de forma temática, ou seja, separe os livros de acordo com o assunto, por exemplo, esportes, fotografia, música, meio ambiente. Arrume-os por ordem alfabética e por autor. E para facilitar ainda mais separe os livros por gênero, como: literatura brasileira, ficção, romance e etc.

Como o padrão de bibliotecas tradicionais, utilize a disposição horizontal para colocar os livros, além de funcional, esta forma deixa a colocação do livro mais fácil, assim como também o ato de retirá-lo da prateleira. Se julgar necessário coloque etiquetas nas prateleiras indicando os temas, e os gêneros, desta maneira será muito fácil ter uma biblioteca caseira organizada. Lembrando que se possível escolha um cômodo bem arejado e que de preferência receba luz solar, desta forma é possível evitar odores e aumentar a proteção e a conservação dos livros.

Top