Como organizar um trabalho em grupo

O trabalho em grupo é uma importante ferramenta para a construção coletiva do conhecimento. O problema é que, na maioria das vezes, ele é…

O trabalho em grupo é uma importante ferramenta para a construção coletiva do conhecimento. O problema é que, na maioria das vezes, ele é colocado em prática de forma equivocada, anulando, assim, os seus resultados.

Vantagens para trabalhar em grupo

O trabalho em grupo deve ser para o aluno um momento de troca de experiência e conhecimento. (Foto: Divulgação).

Esse tipo de atividade deve ser para o aluno um momento de troca, em que ele pode entrar em contato com diferentes percepções. Por isso que desde cedo os educadores valorizam o trabalho em grupo e o apontam como um fator necessário para o desenvolvimento intelectual da criança.

Quem trabalha em equipe exerce uma série de habilidades. Além de estudar o conteúdo da disciplina, o aluno aprende a avaliar, verificar hipóteses e a tomar decisões. Atividades do gênero também contribuem para o respeito mútuo e preparam o estudante para uma situação que ele vai encontrar no seu dia a dia: o convívio com pessoas diferentes.

As vantagens do trabalho em grupo não param por aí. Ele também aumenta a autocrítica, faz com que o aluno saiba dar espaço para todos, aprenda a lidar com problemas, seja mais tolerante, aprenda a ouvir a opinião dos outros e desenvolva sua argumentação.

Abaixo, você pode conferir algumas dicas de como organizar um trabalho em grupo.

Conheça algumas dicas de como escolher o tema do TCC.

Como organizar um trabalho em grupo

Quem trabalha em grupo, além de estudar o conteúdo da disciplina, desenvolve uma série de habilidades. (Foto: Divulgação).

Para produzir todos esses efeitos na criança ou no adolescente, o trabalho em grupo deve ser organizado de maneira correta. Mas o que geralmente acontece nas escolas não reflete em nada o padrão ideal para este tipo de atividade. Geralmente, os alunos apenas dividem as tarefas, distribuindo uma parte para cada integrante da equipe. Depois, juntam o que cada um fez e entregam o resultado para o professor responsável.

Continuar Lendo  Cursos de inglês Yazigi

Dessa forma, além dos estudantes não vivenciarem a experiência positiva que a atividade é capaz de proporcionar, a produção em si acaba sendo um desastre. Por isso, separamos algumas orientações que irão ajudá-lo a organizar um trabalho em grupo. Confira!

Veja também: Dinâmica de volta às aulas.

Desde cedo os educadores valorizam o trabalho em grupo e o apontam como um fator necessário para o desenvolvimento intelectual da criança. (Foto: Divulgação).

1. O primeiro passo do trabalho em grupo é formar as equipes. Esta etapa tanto pode ficar ao encargo do professor quanto dos alunos. De qualquer forma, você deve se entrosar com todos os integrantes de sua turma para evitar problemas de relacionamento;

2. Talvez a etapa mais importante do trabalho seja a do planejamento. Nesse instante, é fundamental que o grupo discuta em conjunto suas ideias sobre o tema escolhido (ou sorteado), sobre a forma de apresentação, como o assunto pode ser abordado etc;

3. Em seguida, deve ser feita a divisão das tarefas. Entretanto, isso não significa que cada aluno deve fazer sua parte, sem consultar os demais, mas sim pesquisar sobre o tema que ele escolheu para compartilhar os resultados encontrados com os seus colegas;

4. Outra questão importante é definir prazos para a conclusão das etapas. Além disso, o grupo deve se reunir frequentemente, seja na própria escola ou na casa de algum colega. Lembrando que todos devem participar da elaboração do trabalho por meio de discussões, sugestões e ideias.

Top