Dicas para hidratar os pés

A pele dos pés, muitas vezes, não recebe a atenção merecida. A preocupação com cabelos e rosto acaba fazendo que se deixe um pouco…

A pele dos pés, muitas vezes, não recebe a atenção merecida. A preocupação com cabelos e rosto acaba fazendo que se deixe um pouco de lado os cuidados com outras partes do corpo. É claro que a maioria das mulheres, no caso, não dispensa esmaltes nos pés, mantendo-os sempre bonitos. Mas a questão do ressecamento de sua pele também é muito importante. Isso deve ser observado não apenas por mulheres, mas também pelos homens. Estes costumam passar a maior parte de seu tempo, usando calçados fechados. Isto já é um fator que diminui a necessidade de hidratar os pés. As mulheres, por outro lado, usam sandálias e outros calçados abertos, com mais frequência, aumentando as chances de ressecamento da pele.

Homens e mulheres devem ter atenção com a hidratação dos pés (Foto: Divulgação)

No verão, os pés ficam ainda mais expostos e acabam ficando desidratados. Em alguns casos, o grau de ressecamento é tão alto, que os pés começam a ganhar fissuras na pele, tornando-se alvo fácil para inúmeros tipos de infecções. Portanto, é importante mantê-los sempre muito bem hidratados. Além de prevenir problemas mais sérios, também ganha-se com a estética, pois os pés ficam muito mais bonitos.

Esfoliação dos pés

Deve-se esfoliar os pés, antes da hidratação (Foto: Divulgação)

O hábito de hidratar a pele deve ser precedido de outro hábito que, neste caso, é a esfoliação dos pés. O procedimento auxilia a limpeza, removendo células mortas acumuladas e diminuindo os obstáculos que dificultam a penetração do hidratante. Para que os pés fiquem sempre hidratados, é preciso, portanto, esfoliá-los, também. A dica é mergulhá-los numa mistura 1 litro de água morna e meio copo de vinagre e aguardar 15 ou 20 minutinhos. Isso irá amaciar a pele dos pés e prepará-la para a esfoliação. Em seguida, pode-se fazer uma mistura de açúcar e azeite e aplicá-la nos pés, fazendo movimentos circulares. Isto também pode ser feito com produtos específicos para esfoliação. Feito isso, é preciso lavar a pele e lixar os pés, partindo, em seguida, para a hidratação.

Leia Também:  O consumo constante de pimenta, quem deve evitar

Hidratação dos pés

As mulheres sofrem mais com o ressecamento, pois a exposição de seus pés é mais frequente (Foto: Divulgação)

Qualquer tipo de hidratante é útil aos pés. Os específicos, no entanto, têm poder de ação maior. Existem receitas caseiras para hidratar os pés, que têm água oxigenada e ácido-acetil-salicílico, entre os ingredientes. Esta mistura é bastante eficaz, mas também é possível melhorar a aparência dos pés aplicando o creme hidratante, após a esfoliação e permanecendo com ele, durante muitas horas. Neste caso, o melhor horário para se fazer isso é antes de ir dormir. A dica é aplicar uma generosa quantidade de hidratante e, em seguida, colocar meias. Isso irá fazer com que o produto seja ainda mais eficaz. Deve-se repetir o procedimento da esfoliação apenas duas vezes por semana, no máximo. Já a hidratação deve ser diária.

Aprenda receitas caseiras: Receita caseira para hidratar os pés no verão

Veja quais cosméticos são indicados: Cosméticos para evitar pés ressecados

Top