Dicas para ganhar massa muscular

Com o objetivo de conquistar a boa forma física, muitas pessoas acabam buscando estratégias para aumentar a massa muscular do corpo. Elas se deparam com a necessidade de mudar a dieta e encarar uma rotina de exercícios físicos mais intensa. Quando inicia um programa de emagrecimento, o indivíduo reduz o consumo de calorias e o corpo reage a esta situação. Para realizar suas atividades, o organismo busca energia nos músculos, comprometendo a definição de braços, pernas e abdômen.

A massa muscular é fundamental para definir o corpo. (Foto:Divulgação)

Como ganhar massa muscular?

Algumas dicas podem ajudar a ganhar massa muscular para ter um corpo forte e definido. Confira:

Não faça dietas restritivas
Fazer uma dieta escassa em nutrientes não é a melhor maneira de conquistar uma musculatura definida. A pessoa deve combinar o consumo de calorias e proteínas.

O cardápio precisa de carboidratos
O carboidrato é a principal fonte de energia do corpo. Quando há carência deste nutriente, o organismo busca ‘combustível’ nas proteínas para treinar. A ingestão de carboidratos precisa ser moderada para não gerar acúmulo de gordura.

A alimentação precisa ser balanceada, com carboidratos, proteínas e gorduras do bem. (Foto:Divulgação)

Invista na proteína

A proteína é responsável pela construção dos músculos. O praticante de atividades físicas deve consumir de 0,8 g a 1,5 g do nutriente por dia para cada quilo corporal.

Alguns alimentos são poderosas fontes de proteína, como clara de ovo, frango e peixe.

Suplementos ajudam
Alguns suplementos atuam no organismo com o objetivo de aumentar a massa muscular. Entre as marcas mais conhecidas, vale destacar e Whey Protein. No entanto, antes de recorrer à suplementação, é fundamental conversar com um educador físico ou nutricionista.

A boa definição muscular requer refeições fracionadas. (Foto:Divulgação)

Consumo de gorduras do bem

Para definir os músculos é necessário consumir gorduras do bem. Entre as principais fontes, estão: o salmão, o azeite e o óleo de linhaça.

Refeições fracionadas
Ficar sem comer ou comer poucas vezes ao dia não é o melhor critério para definir os músculos. A pessoa deve apostar em refeições fracionadas, ou seja, se alimentar seis vezes por dia.

Beber água também ajuda a ganhar massa muscular (Foto: Divulgação)

Beba muita água

Os exercícios físicos favorecem a perda de água e sais minerais, por isso é importante investir na hidratação contínua. Vale lembrar que os músculos também são constituídos por água.

Cuidados com o pós-treino
Depois do treino, é recomendado fazer uma refeição rica em carboidratos e de fácil digestão. Uma fruta pode ser bem vinda, como é o caso da banana, da melancia, do abacaxi e da manga. A ingestão de proteínas completas também é essencial para reconstruir as fibras musculares.

Vale lembrar que para ganhar massa muscular é preciso todo um processo, não basta apenas ir para a academia e puxar peso, mas é necessário ter boa alimentação, irrigação dos músculos e ter uma vida saudável, com boas noites de sono. Dessa forma você pode ganhar massa muscular e ter o corpo que sempre sonhou, sem perder sua saúde. Também não exagere com os suplementos e bombas, pois eles em excesso, podem fazer mal ao organismo. Espero que as dicas possam ajudar você.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply