Dicas para evitar queimaduras em crianças

As crianças não têm a noção do perigo. Por isso, mexem em tudo o que veem pela frente e machucam-se com mais frequência que…

As crianças não têm a noção do perigo. Por isso, mexem em tudo o que veem pela frente e machucam-se com mais frequência que os adultos, principalmente porque têm menos habilidade para escaparem do perigo. Entre os ferimentos mais comuns estão as queimaduras, que somam quase 25% dos atendimentos emergenciais, sendo que 91% deles aconteceram em casa. Portanto, veja aqui algumas dicas para evitar queimaduras em crianças.

Para começar, os pequenos devem ficar sempre longe da cozinha, local que possui muitas formas de  causar queimaduras. Não permita que eles se aproximem do fogão quando você estiver cozinhando, mas se não houver jeito, use as bocas de trás; não deixe nenhum cabo de panela voltado para o lado de fora, e não carregue as crianças no colo para que vejam o que há nas panelas. E quando estiver usando o forno, proíba a aproximação de crianças ao local.

Sempre deixe os cabos das panelas voltados para trás. (Foto: Divulgação)

Outro cuidado importante é se estiver bebendo um líquido quente, deixe-o fora do alcance dos pequenos, pois até um simples café causará uma queimadura profunda na pele infantil, que é mais fina que a dos adultos. Também, não use toalhas compridas nem jogos americanos na mesa porque poderão ser puxados pelas crianças.

Não deixe que as crianças se aproximem do forno quando o estiver utilizando. (Foto: Divulgação)

Na hora do banho, antes de colocar o seu filho sob o chuveiro ou na banheira, verifique se a temperatura da água está adequada, já que muitos acidentes acontecem nesse momento.

É importante atenção redobrada quando o ferro estiver ligado, não deixe que crianças brinquem por perto, pois poderão derrubá-los sobre elas. Os fios elétricos precisam ficar escondidos para que não brinquem com eles, podendo causar explosões. Do mesmo modo, as tomadas devem ser protegidas para que não coloquem os dedos nelas.

Proteja as tomadas elétricas para evitar choques. (Foto: Divulgação)

Objetos como fósforos, isqueiros e outras fontes de energia devem ficar fora do alcance dos pequenos, assim como produtos químicos e inflamáveis.

Leia Também:  Publicidade de produtos infantis pode ser restringida por projeto de lei

Ao seguir essas dicas, você poderá evitar queimaduras não apenas em crianças, mas também em adultos. Entretanto, como as crianças são mais curiosas e vulneráveis a se acidentarem, os cuidados devem se voltar especialmente para elas, pois não há nada pior que ver um pequeno chorando de dor.

Saiba mais como prevenir acidentes domésticos com crianças

Top