Receita de Risoto de Frango

O risoto é um prato tipicamente italiano que surgiu por volta de 1570. É um prato antigo e que veio ganhando toques especiais ao…

Por Editorial MDT em 22/09/2011

O risoto é um prato tipicamente italiano que surgiu por volta de 1570. É um prato antigo e que veio ganhando toques especiais ao longo dos anos. Hoje você encontra os mais diferentes sabores, como risoto de carne, frango, peixe, camarão e assim por diante. Um dos mais apreciados é o de frango, mesmo porque é um dos mais simples. Não tem grandes segredos e você pode fazer para um almoço em família ou mesmo para um jantar mais sofisticado. Ele pode ser combinado com vinhos ou outras bebidas.

A receita de risoto de frango é simples, porém é preciso seguir o passo a passo para que tudo dê certo. O preparo é bem parecido com o de um arroz com frango, prato super conhecido na cozinha brasileira. Os ingredientes do risoto de frango podem ser encontrados em diferentes estabelecimentos. A dica é procurar em um supermercado, pois estão todos disponíveis lá. Ele demora em torno de 2 horas para ficar pronto, por isso comece o preparo bem antes do horário de servi-lo.

A seguir, você confere como fazer risoto de frango. Perceba como é simples. O resultado é um prato fino e delicioso. Mãos à obra!

Ingredientes:

1 peito de frango sem pele e sem osso

4 tomates bem maduros s/pele

1/2 copo de vinho branco

2 cubos de caldo de frango

1/2 copo de requeijão

50 g de queijo parmesão

2 colheres de azeite de oliva

2 colheres de manteiga

1 xícara e 1/2 de arroz arbório ou carnarolle

1 cebola

Salsa

Modo de Preparo:

Coloque 1 colher de manteiga e 2 de azeite de oliva em uma panela. Espere fica bem quente. Quando esquenta, coloque a cebola picada, frite-a, mas não deixe dourar. Coloque o peito de frango que deve estar cortado em cubos. A dica é para temperar com pimenta do reino e sal, mas fique a vontade na forma de temperar. Deixe fritar bem. Acrescente alguns pingos de água quando o frango começar a grudar no fundo da panela. Mexa. Repita o processo algumas vezes. Faça isso até o frango ficar dourado escuro. Aí, quando ele estiver com essa aparência, acrescente o tomate picado e vá mexendo de vez em quando até que o mesmo esteja desmanchado. Adicione então o arroz e o vinho. Mexa até que o vinho comece a evaporar. Quando isso acontecer, adicione aos poucos 1 ½ litros de água fervente que já deve estar com os cubos de caldo de frango dissolvidos. Vá acrescentando o caldo e mexendo de vez em quando, mas nunca deixe secar. Faça isso até acabar o caldo. Depois que o arroz inchar, prove para ver se já está cozido. Instantes antes de desligar, coloque 1 colher de manteira, requeijão, queijo ralado e salsa a gosto. Por fim, mexa tudo, desligue e deixe a panela tampada por 3 minutos. Seu risoto de frango está pronto para servir. Ótimo apetite!

 

Top