Como incentivar seu filho a estudar

PUBLICIDADE
Mãe ajudando o filho na lição (Foto: Divulgação)

Você sempre manda seu filho estudar, fica chateada se ele tira nota baixa e valoriza os acertos na escola. Isso é suficiente para ele entender que estudar é algo importante e que tem seu valor, mas é muito pouco para ele gostar de estudar e se sentir motivado para fazê-lo.

Além da carga genética, o filho tende a imitar os hábitos dos seus pais. Se ele vê a mãe lendo em casa, possivelmente vai ficar curioso para ler seu próprio livro. Se na mesa do almoço a conversa é norteada também pelos acontecimentos que estão se passando no Brasil e no mundo, isso vai instigá-lo a aprender sobre atualidades, para também ter “voz” na conversa familiar diária.

Como incentivar o seu filho

Pais estudando com o filho (Foto: Divulgação)

Faça perguntas

No dia a dia faça pequenas perguntas à criança, isso vai estimular seu cérebro. Por exemplo, para a criança que está aprendendo a ler, quando saírem em passeio, pergunte o que está escrito em placas ou faixas. Se o filho gosta de matemática, desafios de fazer contas, sem lápis e papel, são ótimos!

PUBLICIDADE

Presenteie com criatividade

Brinquedo que estimula a criatividade (Foto: Divulgação)

Na hora de escolher um presente para seu filho, opte por algo que estimule sua criatividade, como joguinhos infantis ou mesmo gibis para estimular a leitura desde cedo.

Acompanhe o desenvolvimento da criança

Não seja o tipo de pai que só aparece na vida escolar do filho quando ele tira nota baixa e fica em recuperação. Participe ativamente das tarefas diárias que ele traz para casa, verifique as notas e dificuldades dele, para que você possa ajudá-lo logo que precisar.

Mostre o objetivo ao seu filho

Tente fazer o filho entender que o estudo traz benefícios a curto, médio e longo prazo, explicando que aquela tarefa feita hoje é um “tijolo” da grande construção que ele está fazendo, isso evita que ele faça a tarefa escolar, achando é apenas o cumprimento de uma obrigação.

Valorize

Valorize os momentos de estudo de seu filho não interrompendo por besteiras, parabenize pelas notas boas, pelo bom desempenho e recompense quando for possível, mas sempre alertando que a maior de todas as recompensas o seu filho irá colher depois de adulto, com inteligência, possibilidade de crescimento profissional e intelectual!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.