Confira 5 dicas para ajudar uma criança a estudar

Há crianças que, naturalmente, têm amor pelos estudos. No entanto, algumas são mais preguiçosas e detestam os livros, apostilas e cadernos, tirando notas baixas…

Há crianças que, naturalmente, têm amor pelos estudos. No entanto, algumas são mais preguiçosas e detestam os livros, apostilas e cadernos, tirando notas baixas na escola. Por isso, elas precisam de uma ajuda dos seus pais para estudarem para as provas e para fazerem as tarefas de casa. Portanto, se o seu filho é como elas, confira 5 dicas para ajudar uma criança a estudar.

Para que a criança aprenda tudo o que você pretende ensinar, é preciso ter muita paciência e dedicação, pois o que já é óbvio para você, para ela pode ser muito complicado. Então, assim que ela chegar da escola e almoçar ou tomar o seu café da tarde, pergunte se ela tem alguma tarefa de casa a ser feita. Se a resposta for afirmativa, peça para que ela a faça imediatamente, enquanto tudo o que lhe foi ensinado na escola está fresco. Não faça a tarefa com ela, mas diga que, se ela tiver qualquer dúvida, você estará por perto para saná-la. Assim, ela ficará condicionada a estudar logo que chegar da escola, criando uma rotina diária.

Ajudar uma criança a estudar não significa fazer os trabalhos e tarefas por ela. Muitos pais ficam impacientes quando vêem os seus filhos realizando os seus trabalhos lentamente por terem dificuldades e não aguentam: debruçam-se sobre o caderno ou apostila e começam a fazer tudo sozinhos. Desse modo, quem aprendeu foram os pais e não quem mais precisava. Portanto, o seu papel é guiar os seus filhos no estudo, ou seja, explicar-lhes o que deve ser feito para que eles consigam realizar as suas tarefas por si próprios.

Há 3 tipos de aprendizes: o visual, o auditivo e o sinestésico. O primeiro grupo tem mais facilidade de aprender quando visualizam o que é ensinado; o segundo, quando ouve e o terceiro, quando pode tocar e ver movimentos. Então, tente descobrir que tipo de aprendiz o seu filho é para poder ajudá-lo melhor em suas tarefas.

Leia Também:  Como retocar a raiz do cabelo

O local de estudo deve ser arejado e silencioso, pois ninguém consegue estudar com a televisão ou o rádio ligados. Sendo assim, reserve um canto na sua casa ou no quarto da criança para que ela tenha privacidade na hora do estudo.

Os estudos para as provas devem ser feitos diariamente, e não no dia anterior a elas. Muitas crianças deixam os estudos para a última hora. Portanto, pegam as apostilas e livros apenas na noite anterior à prova e, em casos mais extremos, elas até acordam de madrugada para estudar. Entretanto, quando o estudo é feito dessa maneira, não é fixado na mente, pois ele se esvai assim que a prova termina, ou até antes. Por outro lado, se o conteúdo dado no dia for relido e estudado em casa no mesmo dia, ele fica no cérebro da criança por muito mais tempo, podendo durar por toda a sua vida.

Essas são as 5 dicas para ajudar a criança a estudar. Seguindo-as, os seus filhos certamente tirarão notas melhores e trarão muito orgulho para você.

 

 

Top