Dicas para escolher cor de esmalte para os pés

Muito se fala e se mostra em relação aos esmaltes para mãos. É claro que toda mulher vaidosa não descuida dos pés, muito menos…

Por Editorial MDT em 23/01/2013

Muito se fala e se mostra em relação aos esmaltes para mãos. É claro que toda mulher vaidosa não descuida dos pés, muito menos das cores de esmaltes escolhidas para eles. Entretanto, não existem muitas dicas, por aí, para combinar mãos e pés, na hora de esmaltá-los. Por isso, muitas pessoas acabam tendo dúvidas, na hora de escolher a cor de esmaltes para os pés, afinal, é importante que o conjunto esteja em harmonia. Até pouco tempo atrás, seria fácil essa escolha. Bastava aplicar a mesma cor, em ambos os membros. Essa regrinha mais simples continua, porém ela não é a única. Existem outras inúmeras formas de fazer combinações e nenhuma delas fará com que a produção fique cafona. Quer ver?

Orientar-se pelo círculo cromático é uma ótima saída (Foto: Divulgação)

É possível fazer, também, outras combinações. Mulheres que não desejam pintar as unhas das mãos e dos pés com a mesma cor, mas querem que a esmaltação não chame a atenção, podem optar pelas seguintes regrinhas: esmalte claro, nas mãos, pode ser combinado com outro escuro, nos pés, desde que um ou outro tenha cor neutra. Exemplo: mãos brancas ou nude + pés vermelhos ou outras cores escuras. Não tem erro.

Caso a opção seja por esmalte metalizado nas mãos, é indicado usar outra cor, igualmente metálica, nos pés; porém, pode ser um tom mais suave.

Esmaltes tom sobre tom

Combinação tom sobre tom não tem erro (Foto: Divulgação)

Esta é mais forma segura de combinar esmalte dos pés com as mãos. Basta escolher uma cor semelhante, que mude apenas no tom. Por exemplo, escolheu-se um esmalte roxo para as mãos; então, pode-se apostar em uma cor lilás ou roxa mais suave, nos pés. Este tipo de combinação costuma ser fácil e não dar errado.

Combinação com cores diferentes

Apesar de tudo que foi dito, acima, sabe-se que as possibilidades são muito mais numerosas. A moda, hoje, é descombinar e ousar. Pode-se fazer o que quiser. Entretanto, vale a pena observar algumas regrinhas, que podem ser seguidas por meio do famoso círculo cromático (observe a primeira imagem). Nele, constam todas as possibilidades de combinações, entre as cores, que estão divididas em “famílias”. Por exemplo, o amarelo e o laranja são cores análogas. O mesmo acontece com o vermelho e o lilás, ou seja, cores que se posicionam no círculo, uma ao lado da outra. Elas fazem contrastes sutis.

A cor laranja para os pés teria sido melhor, em combinação com o azul (Foto: Divulgação)

Outro exemplo é combinar esmalte vermelho com verde. Esta seria a união entre duas cores opostas (ou complementares). Observando o círculo, outra combinação harmoniosa seria o azul e o laranja, de acordo com seu posicionamento. Na imagem, acima, vemos então que teria sido melhor a opção pela cor laranja, ao invés do vermelho. Portanto, é possível, sim, escolher esmalte para os pés diferente das mãos. São alternativas modernas, que podem ficar ainda melhores, com a observação atenta ao círculo cromático.

Aprenda mais sobre esse assunto: Esmalte dos pés e das mãos: como combinar

Faça os pés, em casa: Unhas dos pés: dicas para fazer em casa, cuidados

Top