Dicas para economizar combustível

O petróleo está com o seu valor sempre em uma “gangorra”, e os seus derivados, consequentemente, também. A gasolina é uma das maiores provas…

O petróleo está com o seu valor sempre em uma “gangorra”, e os seus derivados, consequentemente, também. A gasolina é uma das maiores provas dessa falta de estabilidade financeira. Não só ela e o diesel, como, também, o álcool, vêm sofrendo reajustes regularmente.

A economia desses combustíveis acabando sendo uma saga para as pessoas, que diariamente dependem do meio de transporte particular, que seja para trabalhar, levar os filhos na escola, fazer as atividades doméstica, com uma maior velocidade, por falta de tempo, e outros. Assim como, também, a economia de dinheiro para os empresários, que possuem frotas é fundamental, para uma melhor lucratividade da empresa.

Pensando nisso como fazer para economizar combustível?

Os bons motoristas são os tranquilos, e ter esta qualidade economiza combustível, dizem os especialistas. Para poder economizar na hora do abastecimento do veículo, não precisa se esforçar muito, pequenas mudanças em sua forma de dirigir pode acabar em uma economia substancial de dinheiro e gasolina. Sim, você pode ficar no controle do seu bolso se colocar em prática as seguintes orientações:

 

  • Calma na hora de abastecer o carro, pense um pouco mais antes de sair em busca de um posto mais barato. Se para economizar R$ 0,10 por litro, você tiver que andar 15 km, possivelmente terá mais gasto do que lucro.
  • Pisar suavemente no acelerador faz com que o a gasolina a ser enviada para o motor seja menor.
  • Ande com as janelas do carro fechadas. Pois assim você melhora a aerodinâmica do carro que resultará em economia.
  • Ficar atento ao trânsito. Se o sinal vai fechar e você ficará retido, não tem o porque acelerar tanto se vai ficar parado.
  • Uma forma de avaliar se você está pisando demais no acelerador, é prestar atenção se pisa bastante no freio. Além do gasto desnecessário de pastilha, todo o trabalho para conseguir uma velocidade é perdida.
  • Calibre regularmente o pneu.
  • Não carregue carga que não for necessária no bagageiro, pois isso força mais o motor.
  • Use o ar-condicionado somente em casos indispensáveis, pois o mesmo provoca desperdício de combustível.
  • Nos carros com carburador, desligue o afogador logo que o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento.
Leia Também:  Consumo de energia atinge maior nível em 2010, diz IBGE

 

Top