Dicas para decidir melhor corte de cabelo

Editorial MDT 06/08/2021 Beleza

Muitas vezes quando mantemos o mesmo visual por muito tempo, pensamos em mudar o estilo drasticamente e a primeira área sujeita a mudança são os fios. A verdade é que os cabelos realmente são a moldura do rosto, como muitos dizem, e por isso precisam de muita atenção e cuidado, para que estejam sempre bem tratados, bonitos e com o corte ideal.

Antes de sair cortando o cabelo e mudando radicalmente, é necessário um pouco de reflexão, para que se chegue ao corte ideal, que combine tanto com o formato do rosto, como com o tipo de cabelo e estilo de vida.

É difícil decidir qual é o melhor corte de cabelo. (Foto: Divulgação)

Como escolher melhor corte de cabelo

Conheça algumas dicas para decidir o melhor corte de cabelo:

A primeira coisa a se pensar é se o formato do rosto combina com o corte de cabelo, pois cada rosto fica mais bonito e valorizado com um tipo de corte. Rostos redondos, como o de Miranda Kerr, combinam com comprimentos abaixo da linha do maxilar, rostos ovais como o de Victoria Beckham combinam com cabelos longos, como com mechas curtas e despojadas. Rostos quadrados, como o de Katie Holmes, ficam bem com cortes médios e longos, de preferência com franjas que suavizam as formas marcantes, enquanto o rosto retangular, igual ao de Sarah Jessica Parker, pede os mesmo cortes, mas também combina com cortes curtos, por ser mais alongado. Já o rosto triangular, como o de Reese Whiterspoon, que tem testa larga e queixo fino, combinam com franjas desfiadas e compridas e cortes médios retos.

Escolha do corte de cabelo deve levar em conta o tipo dos fios, como os crespos e encaracolados. (Foto: Divulgação)

Cabelos que possuem linhas inclinadas para fora, como os que são escovados para fora, proporcionam maior balanço, leveza e dinamismo, enquanto as linhas voltadas para dentro, como franjas e pontas arredondadas dão um ar de introspecção.

Fios que possuem bastante volume e movimento, como o da top brasileira Gisele Bündchen, dão a mulher um ar de maior sensualidade, romantismo e plenitude.

Cortes de cabelos femininos que são formados por linhas mais retas transmitem sensação de estabilidade e estrutura.

Estilo de vida, praticidade e tempo também devem ser levados em conta. (Foto: Divulgação)

Além de pensar no estilo do corte e se ele combina com o formato do seu rosto, é necessário pensar também se o corte combina com seu estilo de vida. Por exemplo, mulheres de cabelo crespo devem fazer cortes que combinem com seu tipo de cabelo, caso não queiram viver à base de escovas.

Mulheres que possuem uma vida corrida, sem muito tempo para as madeixas e salões de cabeleireiro devem optar por um corte prático, que pode ser levado e secado sem grandes problemas e que não necessite de modelagem para ficar bonito.

Como escolher o melhor corte de cabelo

O corte de cabelo que uma pessoa utiliza é responsável por representar muito da sua personalidade, e pode ser capaz de tornar o visual muito mais harmônico, ou desarmônico. Portanto, se você tem dúvidas sobre como escolher o melhor corte de cabelo, continue lendo esse texto, pois a seguir falaremos de maneira detalhada sobre as melhores opções de corte tanto masculinos quanto femininos.

Cortes de cabelo para cada formato de rosto

Oval

O rosto oval caracteriza-se por ter um comprimento maior do que a largura, tendo o maxilar menos marcado e mais arredondado. Além disso, a mandíbula costuma ser mais estreita do que a testa.

Por ser extremamente proporcional, esse tipo de rosto é extremamente coringa, portanto, se você tem rosto oval pode se considerar sortudo ou sortuda, pois o seu rosto tende a harmonizar com a maior parte dos cortes, então só dependerá do seu gosto pessoal.

Retangular

Rostos em formato retangular já contam com uma estrutura bem mais marcada, e contam com linhas mais rígidas, tendo a testa, mandíbula e maçãs do rosto em largura extremamente parecidas.

Homens que contam com esse formato de rosto devem investir em cortes que não tragam a impressão de um rosto ainda mais alongado, optando por um volume que mantenha o equilíbrio entre a parte superior e as laterais. Já as mulheres, podem apostar em cortes menos alinhados, com camadas ou com as pontas desfiadas. Além disso, a franja pode trazer maior harmonia ao rosto retangular.

Triangular

O formato de rosto triangular é como se fosse um triângulo invertido, pois conta com o maxilar mais largo, maçãs do rosto um pouco mais estreitas e a largura da testa ainda menor.

Portanto, para os homens vale investir em cortes que acrescentem volume ao cabelo, com topetes, por exemplo. Já as mulheres com esse tipo de rosto devem apostar em cortes assimétricos, desfiados e se gostarem de franja, podem investir em um franjão próxima a altura do queixo.

Redondo

O rosto com formato redondo se caracteriza por ter um comprimento com medida extremamente próxima a medida das maçãs do rosto, além disso, a testa possui a largura menor, assim como a mandíbula, que costuma ser menos marcada.

Neste caso, os cortes masculinos devem proporcionar angulações mais definidas, trazendo aspecto de alongamento. Já os femininos, devem evitar os volumes nas laterais, assim como as franjas retas, pois eles acabam trazendo a sensação de um rosto mais alargado.

Quadrado

No caso do formato quadrado, os ângulos e larguras do rosto tendem a ser extremamente próximos, além disso, o maxilar tende a ser bem marcado.

Os homens devem investir em cortes que alongam o seu rosto, portanto topetes caem super bem. Já as mulheres, podem apostar no corte em camadas, o que tende a suavizar as linhas duras do rosto.

Diamante

O formato diamante se caracteriza por um rosto longo, com a testa mediana, maçãs do rosto mais largas e mandíbula mais estreita.

Nesse caso, os melhores cortes masculinos tendem a ser aqueles com maior formato e textura na parte superior e frontal. Enquanto para os cortes femininos, o volume lateral pode ser o melhor amigo da mulher com rosto em formato diamante.

Coração

O rosto em formato coração é aquele em que a largura da testa é maior do que a da mandíbula e das maçãs do rosto.

Os melhores cortes masculinos são aqueles em que o volume da parte superior e inferior são proporcionais. Já os femininos, são os com camadas bem demarcadas, com comprimento na altura dos ombros.

 

Outros artigos

Vagas de Emprego Contax

01/02/2010

Vagas de Emprego Contax

Antes de falarmos sobre as Vagas de Emprego na Contax, vamos conhecer um pouco a Contax? Uma nova voz vem impulsionando o serviço de contact center no Brasil. Ate...

Promoção Sprite Refresque Suas Idéias

06/09/2010

Promoção Sprite Refresque Suas Idéias

A promoção Sprite Refresque suas Idéias foi criada especialmente para as pessoas apaixonadas pelo melhor refrigerante de limão do mundo. A proposta promocional t...