Decapagem: entenda como funciona o procedimento

Quando surge o desejo de clarear o cabelo, as mulheres normalmente investem na descolorização. O processo envolve o uso de uma química forte, que pode ressecar e quebrar os fios se não for realizado adequadamente.

A decapagem é feita para clarear cabelos tingidos. (Foto:Divulgação)

A descolorização é indicada para mulheres com cabelos virgens. Já quem tem cabelo tingido deve dar preferência a técnica de decapagem para retirar os pigmentos do cabelo sem causar sérios danos à fibra capilar.

O que é a decapagem?

A decapagem é uma técnica perfeita para remover pigmentos artificiais do cabelo, que estão presentes em tinturas permanentes, henna e tonalizantes.

Os cabelos vermelhos ou escuros necessitam de várias sessões de decapagem até que toda a pigmentação seja removida sem deixar os fios com um aspecto manchado. Como os cabelos loiros já possuem poucos pigmentos, eles não precisam passar por decapagem para adquirir uma nova cor.

A técnica de decapagem é parecida com a descolorização, mas tem como principal objetivo remover os pigmentos da fibra capilar, ao invés de buscar um tom quase branco para o cabelo. O cabeleireiro normalmente mistura água oxigenada com um pó semelhante ao descolorante. Ao aplicar o conteúdo, as escamas dos fios são abertas e perdem pigmentação, proteínas e água. Para reverter os danos, o cabelo precisa de muitas hidratações, que são responsáveis por fechar as cutículas.

Depois de passar pela decapagem, o cabelo precisa ser hidratado. (Foto:Divulgação)

Apesar de não causar tantos danos como a descolorização, a decapagem também é agressiva. Por este motivo, o procedimento não pode ser realizado em casa e requer a mão-de-obra de um profissional qualificado para garantir os melhores resultados.

Antes de realizar a decapagem, é importante hidratar o cabelo para combater o ressecamento e a porosidade. Quando os fios recebem a hidratação adequada, eles possuem mais condições para resistir ao procedimento.

Outra observação importante para mudar a cor do cabelo é realizar o teste com uma mecha. Esta precaução permite avaliar se os fios são capazes de suportar a química. Se as madeixas testadas quebrarem, será um indício de que o procedimento precisa ser repensado.

A decapagem não é compatível com alguns tipos de química, como é o caso do alisamento e do relaxamento. Essas duas técnicas provocam sérios danos no cabelo e, quando combinadas à decapagem, geram um enfraquecimento nas madeixas, bastante difícil de reverter.

A química da decapagem não é compatível com a do alisamento e do relaxamento. (Foto:Divulgação)

Como cuidar do cabelo que passou por decapagem?

Confira a seguir alguns cuidados que precisam ser tomados com o cabelo que passou por decapagem:

• Proteja o cabelo dos raios solares.

• Use produtos específicos.

• Faça hidratações caseiras a cada 15 dias.

• Sempre aplique um protetor térmico no cabelo antes de usar chapinha, secador ou babyliss.

Reply