Dicas para cuidar dos calçados

Os sapatos são itens indispensáveis no dia-a-dia de quase todas as pessoas. Usamos sapatos para sair, para trabalhar e em certos casos até para…

Por Redacao em 06/08/2011

Os sapatos são itens indispensáveis no dia-a-dia de quase todas as pessoas. Usamos sapatos para sair, para trabalhar e em certos casos até para ficar em casa. Há quem diga que os sapatos são uma mania nacional e muitas pessoas gostam de colecionar inúmeros pares deste acessório.

Sapatos também acompanham a moda e a cada ano surgem novos modelos com cores diferentes, designs arrojados e melhores tecnologias e materiais sempre visando geram um maior conforto a quem usa.

Sem contar que com a mudança das estações, alguns modelos de calçados entram e outros saem de circulação, é o caso das botas e sapatos fechados, por exemplo, que no verão voltam para o canto mais fundo do armário, por outro lado, nesta época de frio intenso, a tendência é guardar bem escondido as sandálias, e rasteirinhas.

Sendo assim, amontoar calçados dentro do guarda-roupas pode ser prejudicial para estas peças, da mesma forma que roupas estragam se não forem corretamente guardadas, os sapatos também podem sofrer danos ficando deformados e sem brilho natural.

Com isso, recomendamos seguir algumas dicas para armazenar seus calçados de forma correta, afim de mantê-los sempre com a aparecia de novos e aumentar a vida útil dos mesmos.

Em relação ao espaço, utilize sempre uma mala, sacos de tecido ou flanela ou caixas de papelão, evite usar sacos plásticos para guardar os seus sapatos que já estão fora de estação, se pretende usá-los no ano que vem, evite amontoá-los, pois o peso de um sapato em cima do outro, pode deformar e deixar os sapatos definitivamente amassados. Uma dica é amassar jornal e rechear os sapatos com este jornal amassado para ajudar a manter a forma original dos mesmos.

Procure limpar por completo os sapatos antes de guardá-los e deixe tomarem ar um pouco antes, para eliminar qualquer tipo de odor. Para os sapatos de tecido, limpe com um pano molhado com álcool, envolva-os em papel de seda e coloque um pouco de pimenta do reino em grãos para afastar as traças. Esta pimenta também pode ser substituída pela naftalina.

Nos casos de sapatos com adornos em metal, preocupe-se com estes metais, forre-os com gaze ou algodão para manter o brilho destes detalhes. Já os sapatos em tons claros, a dica é usar borracha escolar branca para literalmente apagar todas as manchas. Outra dica é usar glicerina ou azeite para limpar calçados envernizados e nunca deixar um em cima do outro, pense que o acabamento em verniz é delicado e não pode sofrer riscos e nem perder o seu brilho.

Em sapatos de camurça ou nobuck, utilize uma escova de náilon e um produto especializado encontrado em lojas de calçados ou passe condicionador de cabelo para hidratar e renovar o aspecto aveludado do material.

De forma geral, citamos em um dos modelos de calçados acima, mas exata técnica serve para todos, ou seja, conforme reparamos ao comprar um sapato novo, que o mesmo vem com seu interior preenchido com jornal amassado, faça o mesmo em casa, haja vista que não há técnica melhor para copiar do que a de uma loja de sapatos que tem de armazenar calçados diariamente e ainda mantê-los com a aparecia de novos.

Se você não dispõe de muito espaço em seu armário para alinhar todos os sapatos da forma tradicional, arrume de forma que o sapato do pé esquerdo fique alinhado am meio do sapato do pé direito. Outra forma de ganhar espaço é organizar os sapatos em sacos de tecido na vertical, pode até usar caixas de sapatos para mantê-los em pé.

Por fim, procure guardar os seus calçados em lugares secos, arejados e longe do sol, sem contar que facilmente são encontrados em lojas de multi-coisas, organizadores de sapatos, que são feitos em materiais anti-mofo, e ainda possuem partes transparentes para podermos enxergar qual peça esta dentro.

Top