Dicas para controlar a ansiedade

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da ansiedade. A maioria delas manifestam o problema através do medo, da apreensão, do mal-estar, do desconforto e…

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da ansiedade. A maioria delas manifestam o problema através do medo, da apreensão, do mal-estar, do desconforto e da insegurança. Devido a essas manifestações extremamente incomodas, muitos indivíduos acabam buscando ajuda médica. Devido a isso, separamos algumas dicas para controlar a ansiedade de forma natural.

Saiba como controlar a ansiedade por comida.

Muitas pessoas sofrem com os sintomas da ansiedade. (Foto: divulgação)

Praticando exercícios físicos

A maneira mais fácil e comum para tratar a ansiedade é através da prática de exercícios físicos. Isso porque a atividade física aumenta os níveis de serotonina, uma substância que colabora com a sensação e prazer e bem estar. No entanto, algumas pessoas não tem disposição para praticar exercícios. Para esses, a caminhada é uma ótima alternativa. O ideal é praticá-la, pelo menos, três vezes por semana, por no mínimo 30 minutos.

Se livrando do estresse diário

Pessoas ansiosas devem reduzir o estresse diário. Assim, é indicado sessões de massagem e acupuntura regularmente, além de ioga e meditação. Outras alternativas são o uso de medicamentos homeopáticos que podem trazer grandes benefícios a vida do indivíduo estressado e ansioso.

O controle da respiração diminui a ansiedade

Uma forma de reduzir as reações do sistema nervoso autônomo é através do controle da respiração. Para obtê-lo, basta expirar e inspirar lentamente com o nariz, permanecendo com a boca fechada. Durante a inspiração, o abdome expande, colaborando com o relaxamento. Depois, na expiração, o controle do ar deve ser feito de forma lenta, deixando o ar sair pela boca. O ambiente escolhido para escolhido para essa prática deve ser silencioso, de forma a contribuir com o relaxamento corporal e mental.

Uma alimentação saudável colabora com o controle da ansiedade. (Foto: divulgação)

Fugindo dos pensamentos negativos ou catastróficos

Durante as crises de ansiedade, o indivíduo deve fugir dos pensamentos negativos e catastróficos. Além disso, é ideal realizar análises, evitando a superestimação de responsabilidades.

Leia Também:  Truques para decorar banheiro pequeno

Uma alimentação balanceada é essencial

Uma das melhores maneiras para controlar a ansiedade é através da ingestão de alimentos que sejam fonte de triptofano. Este é um tipo de aminoácido que é precursor da serotonina. Entre os alimentos que são ricos nessa substância, podemos citar: a banana, o chocolate, além das cápsulas. Também há outros aminoácidos que podem combater o problema que são a taurina e a glutamina. Ambos colaboram com o aumento da disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo naturalmente usa para controlar a ansiedade.

O indivíduo ansioso deve evitar o estresse diário. (Foto: divulgação)

A ansiedade é um problema que atinge uma grande parte da população. No entanto, é possível controlá-la através de algumas atitudes naturais. Após conhecer algumas dicas de como controlar a ansiedade, basta seguí-las e obter os benefícios.

Conheça alguns alimentos que combatem a ansiedade.

Top