Como Controlar a Ansiedade por Comida

A ansiedade é um sentimento comum para todos os seres humanos, ou seja, faz parte da vida de cada pessoa sentir ansiedade em um…

A ansiedade é um sentimento comum para todos os seres humanos, ou seja, faz parte da vida de cada pessoa sentir ansiedade em um determinado momento. Porém a ansiedade pode se tornar um problema para alguns, isso acontece quando ela ocorre exageradamente, parecendo impossível de ser controlada. Algumas pessoas para compensar o excesso de ansiedade descobre uma maneira de tentar saciá-la e uma destas maneiras é comer, comer e comer. Estudiosos indicam que o ser humano deve se alimentar a cada 3 horas, porém apenas 3 refeições são as mais importantes, mas pessoas que não conseguem controlar a ansiedade de comer se alimentam em um intervalo menor de 1 hora. Um problema como esse pode resultar em obesidade, que por fim pode proporcionar várias doenças. Quem sofre desse mal precisa se cuidar, pois sem tratamento e cuidados, o estado físico e mental só tem a piorar.

Algumas pequenas medidas podem ser tomadas que ajudam no controle da ansiedade por comida. O primeiro passo é preparar uma dieta, para que você aprenda a disciplinar o sua prática de comer e também ajude a perder peso, para isso procure uma nutricionista que irá selecionar os principais elementos necessários ao seu caso. Pra que tudo dê certo coloque em sua mente o seu objetivo, pois assim seu corpo e seu cérebro trabalharão juntos para conseguir atingi-lo.  Outra boa dica é não passar muito tempo sem comer, pois se isso acontece você pode passar fome e comer exageradamente, quebrando toda a dieta, então respeite o intervalo de 3 horas, que é o suficiente, e coma alguma coisa que não deixe você passando fome. Faça um esqueminha com a sua dieta indicando o alimento ou conjunto de alimento e a hora em que devem ser consumidos. Reduza ou evite a ingestão de bebidas estimulantes, como o café e o chá preto, pois estas tendem a fazer com que você sofra com maior ansiedade durante a dieta.

Leia Também:  Revisão do INSS: quem tem direito

Um fator que deve ser trabalhado com precisão é encontrar algumas coisas que goste e praticá-las, ou seja, achar elementos que podem tapar as lacunas do seu dia-a-dia. Para isso pense nas coisas que goste, como fazer exercícios, praticar algum esporte, sair de casa para passear, ler um livro, assistir um filme e entre muitos outros, tem gente que gosta até de fazer faxina. Independente do que seja, o importante é encontrar algo que possa ocupar a sua cabeça e que faça você esquecer da comida, pois só assim você encontra um meio de se manter distante, pelo menos por um tempo, da geladeira e dos armários. Selecione então algumas atividades para ocupar o seu dia. A prática de exercícios e esporte é necessária para melhorar a saúde e perder peso, então é indicado que faça pelo menos uma atividade física de no mínimo 30 minutos por dia.

Quando você perceber que a ansiedade está batendo na sua porta respire fundo e concentre-se nos seus objetivos, no quanto é tão importante para sua saúde e para a vida você manter-se longe dos impulsos por comida e encontre uma maneira de esquecer essa vontade, pois seguindo estas dicas e se esforçando, você só tem a ganhar.

Top