Dicas para conseguir bolsas de estudo

Às vezes a vontade de ter condições melhores de estudo é grande, mas falta dinheiro para bancar um colégio melhor, ou até o ensino…

Às vezes a vontade de ter condições melhores de estudo é grande, mas falta dinheiro para bancar um colégio melhor, ou até o ensino superior. Pensando em quem tem potencial e muita força de vontade, mas não possui recursos financeiros, muitas instituições privadas e projetos governamentais oferecem bolsas de estudo. Confira abaixo algumas dicas para conseguir um desses benefícios:

Leia mais sobre: Bolsas de estudo no Japão

 

Para conseguir bolsas de estudo é preciso se aplicar (Foto: Divulgação)

Bolsas de estudo no ensino médio e técnico

Algumas instituições de ensino particulares acabam realizando uma espécie de Vestibulinho para oferta de bolsas de estudo. Os participantes com boas notas pagam menos e podem ganhar desconto de até 100%. Por isso, no final de semestres fique atento a sites de escolas particulares da sua cidade ou região, para saber se existe a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos.

Bolsa de estudo para faculdade

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um projeto do Governo Federal em parceria com universidades particulares. Esse é um meio de conseguir uma bolsa de estudos em um curso superior. Mas, pode concorrer ao benefício somente quem tiver concluído todo o Ensino Médio na rede pública de ensino ou com bolsa de 100% e, escolas particulares. A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Alunos diferenciados conseguem bolsas de estudos em boas instituições (Foto: Divulgação)

Leia mais sobre: Bolsas de estudos em faculdades, como

Universidades oferecem desconto na mensalidade por meio de vestibular

Algumas universidades oferecem desconto em bolsas de estudo através da nota que você obtém na prova do vestibular. Esse procedimento é um incentivo para que os alunos melhor qualificados fiquem na instituição, elevando a qualidade intelectual das turmas. Com isso, quem quer uma bolsa de estudos deve se aplicar ainda mais.

Leia Também:  Trabalho e estudo no exterior: como conseguir?

Destaque em avaliações pode garantir bolsas de estudo

Quem não tem dinheiro para custear os estudos deve se empenhar em estudar. Mesmo vindo de escolas públicas sem qualidade. O estudante que tem como meta uma bolsa de estudo em universidades de qualidade e particulares, mas com bolsa, deve estudar em casa e se emprenhar em dobro. Isso porque a maior parte da seleção de bolsas acontecem através de classificação em provas, além da análise socioeconômica.

Top