Bolsas De Estudos Em Faculdades, Como Conseguir, Programas

O curso superior tem se revelado algo indispensável para a formação de um bom profissional, sendo a base para uma carreira de sucesso. Nem…

O curso superior tem se revelado algo indispensável para a formação de um bom profissional, sendo a base para uma carreira de sucesso. Nem todas as pessoas possuem condições financeiras para bancar as mensalidades de uma graduação e por isso os programas de bolsas de estudos são tão procurados pelos estudantes.

O Governo tem criado ótimos programas de bolsas de estudo para atender as necessidades dos brasileiros, dando forma a projetos que prometem aumentar a valorização do ensino acadêmico no país. As oportunidades já se apresentam em diferentes maneiras e cabe aos alunos matriculados nas faculdades privadas saber aproveitá-las.

O Ministério da Educação cumpre com o seu compromisso de autorizar os programas e distribuir as bolsas segundo os critérios estipulados. Os interessados precisam estar atentos aos anúncios dos programas, que informam o período para inscrições, documentos necessários e vagas disponíveis.

Como conseguir bolsas de estudo em faculdades?

Vários fatores são levados em conta para distribuir as bolsas de estudos, como a renda familiar e a escolarização do aluno. Na hora de informar os dados no cadastro, não pode haver erros, caso contrários as chances de conseguir cursar a faculdade gratuitamente estarão comprometidas. Confira a seguir informações sobre os programas de bolsas de estudos mais conhecidos do Brasil:

– Escola da Família: possui várias universidades parceiras no Brasil e oferece ensino superior gratuito de qualidade aos alunos participantes. O programa tem como meta promover atividades extracurriculares e recreativas nas escolas públicas aos finais de semana. Para isso, conta com a participação dos bolsistas.

– Programa Universidade para Todos (PROUNI): permite que os estudantes de baixa renda tenham acesso ao nível superior. As bolsas de estudos distribuídas são parciais e integrais, levando em consideração a nota no ENEM e condição financeira do aluno. O PROUNI existe desde 2005 e mantém parceria com as principais faculdades particulares do país.

– Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): esse programa distribui bolsas de estudo tanto dentro do país como no exterior. A seleção dos candidatos às vagas é feita de forma criteriosa e envolve diversos fatores. O CAPES é a melhor forma de conseguir uma pós-graduação gratuita.

Conheça melhor as bolsas de estudos em faculdades 2011 e invista na sua formação.

Top