Dicas para comer menos nas festas fim de ano

As dicas para comer menos nas festas fim de ano prometem ser de grande ajuda aos gulosos de plantão. Os deliciosos pratos de natal…

Por Isabella Moretti em 18/12/2014

As dicas para comer menos nas festas fim de ano prometem ser de grande ajuda aos gulosos de plantão. Os deliciosos pratos de natal e ano novo parecem irresistíveis, mas saiba que é possível prová-los sem cometer exageros.

Dicas para comer menos nas festas fim de ano. (Foto: Divulgação)

As comidas saborosas não podem faltar nas festas de final de ano, como é o caso do peru, do arroz com passas, do tender, do lombo, do pernil, da leitoa e dos doces típicos. Com tantas delícias compondo a ceia, fica complicado resistir à gula e por isso muitas pessoas acabam cometendo exageros alimentares.

Comer demais nas festas de fim de ano não é uma atitude saudável. Os pratos típicos são gordurosos e altamente calóricos, por isso contribuem com o ganho de peso e com o aumento do colesterol ruim. Os gulosos também podem sofrer com diarreia, náuseas e mal-estar.

Leia mais: Cuidados com o bem estar no natal e réveillon

Dicas para comer menos nas festas fim de ano

Confira a seguir dicas para comer menos nas festas fim de ano:

Não exagere nas porções

A principal estratégia para não cometer exageros alimentares no natal ou no ano novo é ingerir pequenas porções de alimentos. Você pode provar um pouco de cada prato da ceia, sem excessos.

Na hora de saborear a ceia, não exagere nas porções. (Foto: Reprodução/Tadeu Brunelli)

Mastigue bem os alimentos

É fundamental mastigar várias vezes os alimentos, pois assim você consegue apreciar melhor o sabor e transmite a mensagem de saciedade ao cérebro, mesmo comendo pouco.

Respeite os horários das refeições

Não é porque é final de ano que você deve comer o tempo todo. O ideal é se alimentar de três e três horas.

Evite aperitivos calóricos

Como os pratos da ceia já possuem muitas calorias, o ideal é deixar de lado os aperitivos calóricos e fazer escolhas mais leves. Prefira frutas e oleaginosas como petiscos.

Evite aperitivos com muitas calorias. (Foto: Divulgação)

Invista no preparo de saladas

As saladas são saudáveis, possuem poucas calorias e contribuem com a sensação de saciedade. Ao ingeri-las, você não vai cometer exageros na hora de se servir do prato principal.

Cuidado com as bebidas alcóolicas

É importante tomar cuidado para não exagerar no consumo de determinadas bebidas alcoólicas, pois elas possuem muitas calorias e podem abrir o apetite. Dê preferência ao vinho ou champanhe, que são opções menos calóricas.

Aposte nas frutas e reduza a porção do prato principal. (Foto: Divulgação)

Preparo dos pratos

Na hora de preparar os pratos, procure não exagerar na quantidade. As sobras serão consumidas nos dias seguintes e isso prolonga uma dieta com altamente calórica.

Coloque em prática as dicas para comer menos nas festas fim de ano. Não se esqueça de que, no dia seguinte, vale à pena preparar um suco detox para se livrar de todas as toxinas acumuladas no organismo.

Top