Dicas de plantas que são fáceis de cuidar

Muitas pessoas gostariam de colocar mais verde na casa. Porém, devido à falta de tempo, paciência ou de prática em lidar com as plantas,…

Muitas pessoas gostariam de colocar mais verde na casa. Porém, devido à falta de tempo, paciência ou de prática em lidar com as plantas, acabam adiando essa decisão. Saiba que nem todas as espécies exigem muita dedicação. Na maioria dos casos, as plantas sem flores são mais fáceis de cuidar e já contribuem para mudar o astral do ambiente. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são as plantas mais fáceis de cuidar.

O antúrio é uma planta fácil de ser cuidada. (Foto: divulgação)

Cuidados com as plantas

Com todas as plantas é necessário cuidar da fertilização e irrigação, o que é muito mais simples do parece. Os adubos podem ser encontrados em diferentes apresentações e podem ser usados na planta com intervalos de 15 a 30 dias, dependendo o tipo de planta.

Além disso, é importante regar de maneira correta. Grande parte das plantas morre devido ao excesso de água e não pela falta, já que cada uma necessita de uma quantidade certa. O ambiente em que ela fica também faz muita diferença. O mais indicado é colocar a mão na terra para sentir a umidade antes de regar a planta.

O amarelamento das folhas pode ser causado por vários fatores, como excesso ou falta de água/nutriente, doenças ou pragas e até mesmo pelo envelhecimento. O mais indicado é contar as folhas amarelas e verificar a causa do aparecimento delas, para efetuar possíveis correções.

O lírio da paz gigante é uma excelente opção de escolha. (Foto: divulgação)

Dicas de plantas que são fáceis de cuidar

1. Antúrio: planta colorida e muito chamativa, cai muito bem nas áreas internas ou externas, desde que o local possua boa luminosidade, mas sem receber diretamente os raios solares. A terra deve ser mantida úmida e a planta precisa ficar longe de ambientes com baixa temperatura no inverno.

Leia Também:  Cuidados com as enchentes necessários

2. Bromélia: pode ser encontrada em cores como verde, vermelho e rosa, deve ser mantida à meia-sombra, recebendo somente iluminação indireta com pouca irrigação.

3. Cica: muito conhecida como sagu, seu crescimento é mais lento e pode ficar em pleno sol ou à meia-sombra. Essa planta se adapta melhor em partes externas da casa, mas podem ficar também nas internas desde que seja respeitada a luminosidade. O ideal é regar somente a terra em volta da planta e colocar água quando a terra estiver seca, já que ela não gosta de excesso de umidade.

4. Jabuticabeira: a planta é indicada para áreas externas, pode ser cultivada em vasos com exposição direta ao sol. Os frutos começam a amadurecer ao final do inverno, prolongando-se até o verão. As regas devem ser diárias no verão, para que a terra fique sempre úmida, mas podem diminuir a frequência no inverno.

5. Lírio da paz gigante: é indicada para o cultivo em vasos grandes, em ambientes bem iluminados como terraços ou plantas isoladamente em grupos. Devem ficar em locais com boa luminosidade, mas sem exposição direta aos raios solares ou excesso de vento. A terra deve estar sempre úmida.

A bromélia além de linda é fácil de ser cuidada. (Foto: divulgação)

As plantas proporcionam muita alegria, beleza e harmonia para a casa. Porém, nem sempre temos tempo para cuidar delas, o que acaba fazendo com que morram. Com as dicas citadas sobre as plantas que são fáceis de cultivar não exigindo muitos cuidados diários, é possível ter mais verde em casa sem tanta preocupação. Aposte nas sugestões e deixe sua casa mais próxima da natureza.

Leia Também:  Lei da sacola plástica 2012

Top