Dicas de economia para morar sozinho

Editorial MDT 26/04/2016 Economia

A decisão de morar sozinho não se resume apenas na vontade, mas também nas condições financeiras. Quando um indivíduo decide morar sozinho, ele é o único e principal responsável pelo pagamento de todas as contas, desde as mais simples. Conheça algumas dicas de economia para morar sozinho.

Conheça as dicas de organização para quem vai morar sozinho.

Ao morar sozinho é essencial conter os gastos. (Foto: divulgação)

A alimentação faz parte dos gastos de quem mora sozinho

Para quem mora sozinho, a alimentação é um gasto que não pode ficar de fora da despesa. Umas das melhores formas de economizar é colocando a “mão na massa”. Ou seja, quanto mais você preparar sua comida, menos gastos terá com a alimentação. Por outro lado, evite o fast-food, além de trazerem grandes gastos, esse hábito pode trazer diversos problemas a sua saúde.

Compre apenas o necessário

Para diminuir os gastos e ao mesmo tempo ter uma boa alimentação, é possível realizar uma compra que caiba no seu bolso. Assim, tente organizar o cardápio da semana que tenha início no sábado. A partir disso, é possível ter uma lista de supermercado semanal que possibilita a compra de itens que sejam necessários para aquela semana.

Divida os gastos

O termo morar sozinho não aplica apenas a uma única pessoa na casa. Você pode dividir o apartamento ou a casa com um amigo. Isso ajuda a diminuir os gastos, afinal, as despesas serão divididas em dois.

Compre sempre apenas o necessário. (Foto: divulgação)

Não se esqueça da sua saúde

Quando você decide morar sozinho, se trona responsável, isso inclui cuidar da sua saúde. Por isso, uma ótima opção para não ter gastos extras e inesperados, é contratar um plano de saúde. Você pode optar por um plano individual e simples, uma forma de ter a cobertura necessária em algum caso importante.

Economize no aluguel

Antes de alugar o apartamento ou a casa que deseja morar, é essencial pesquisar e verificar qual o valor de aluguel que cabe no seu orçamento. Especialistas recomendam que você utilize ¼ do seu salário para o aluguel, sendo que o restante pode ser utilizado para outras contas do mês.

Fazer a própria comida é ideal para quem deseja economizar. (Foto: divulgação)

Quando a hora de morar sozinha chega, os gastos tornam-se maiores o que faz com que o dinheiro não sobre no final do mês. Porém, é possível morar sozinho e focar os gastos de maneira adequada. Após conhecer algumas dicas de economia para morar sozinho, basta seguí-las e saber utilizar o dinheiro de forma correta.

Conheça algumas dicas para quem vai morar sozinho.

Outros artigos

Reforma de baixo custo: dicas, como fazer

25/03/2013

Reforma de baixo custo: dicas, como fazer

Reformar a casa não é tarefa fácil. O proprietário precisa ter um bom planejamento, contratar profissionais competentes e optar por materiais de qualidade. Além de d...

Dicas para Ficar em Forma para o Carnaval

03/02/2016

Dicas para Ficar em Forma para o Carnaval

Separamos aqui hoje algumas dicas para ficar em forma para o carnaval. O verão é uma das estações do ano mais adorada pelos brasileiros, pois as altas temperaturas p...

Como escolher aromas de incenso

19/02/2013

Como escolher aromas de incenso

Os incensos são elementos que permitem aromatizar os ambientes, proporcionando relaxamento, tranquilidade e outras tantas sensações. O cheiro perfumado é produzido a...