Dicas de organização pra quem mora sozinho

O fato de morar sozinho não significa que a casa deve estar sempre desorganizada. Por isso, é necessário adotar alguns critérios para manter a…

Para manter a casa em ordem, procure não deixar as coisas espalhadas pela casa.

O fato de morar sozinho não significa que a casa deve estar sempre desorganizada. Por isso, é necessário adotar alguns critérios para manter a residência em ordem e, portanto, não deixar a bagunça acumular. O desafio da organização não depende apenas da tarefa de colocar cada coisa em seu devido lugar, também requer a limpeza dos ambientes.

O lado ruim de morar sozinho

A vida de uma pessoa que mora sozinha não é tão fácil como parece, afinal, ela precisa se responsabilizar por todos os cuidados da casa e não tem com quem dividir as tarefas. Quando sobra dinheiro, existe a possibilidade de contratar uma diarista, mas nem sempre é possível interferir no orçamento doméstico para este investimento.

A situação de quem mora sozinho se torna ainda mais complicada com a falta de tempo para manter a organização da casa. Ou seja, o indivíduo trabalha, estuda e não consegue colocar em ordem a sua bagunça nos ambientes residenciais. Além da ausência de tempo, ainda existe a falta de disposição e paciência.

Quando o indivíduo melhora a organização da sua casa, ele consegue aproveitar de forma mais intensa os privilégios de morar sozinho. Ele também desfruta de melhor qualidade de vida e bem-estar no seu dia-a-dia. Outro aspecto positivo de colocar tudo em ordem é que o indivíduo não sente vergonha de receber visitas na sua casa.

Saiba mais: Organização e limpeza no Feng Shui

Aprenda a organizar a casa

Quando o morador consegue deixar sua casa em ordem, sua qualidade de vida melhora

Para solucionar o problema de bagunça e sujeira em casa, o morador deve reformular alguns hábitos. Confira as dicas:

Leia Também:  Lojas Myth Endereços, Telefones

1. O morador deve organizar a sua despensa para dispor de um bom estoque de alimentos e não passar fome. No entanto, é necessário tomar cuidado para não comprar itens que possam estragar com facilidade.

2. Para manter a casa em ordem, é recomendado não deixar coisas espalhadas pela residência, como roupas, calçados e afins. Estabeleça lugares para os itens usados e se empenhe na arrumação do dia-a-dia.

3. Por mais que o dia seja corrido, é necessário reservar alguns minutos para cuidar da casa. Desta forma, não ignore as tarefas maçantes ou as deixe para outro momento, como é o caso de lavar roupa, lavar louça e passar pano no chão.

Não deixe a louça suja acumular na pia da cozinha.

4. A limpeza caminha lado a lado com a organização, por isso procure adotar hábitos que facilitam a rotina. Não deixe a louça acumular na pia e nem abandone a roupa suja de molho durante dias na lavanderia.

5. As tarefas de limpeza básica são fundamentais e melhoram as condições de vida do morador, sobretudo se ele sofre de crises alérgicas. Assim, vale a pena passar pano nos móveis e remover a poeira da superfície. Na tarefa de amenizar a sujeira em casa, o aspirador de pó também é um bom aliado.

6. Para que os ambientes da casa não fiquem com cheiro ruim, é essencial criar o hábito de remover o lixo da cozinha e do banheiro todo dia.

Veja também: Dicas para organizar a bagunça em casa

Top