Vantagens de ter um cartão pré-pago

Você perde o controle na hora de fazer compras com o cartão de crédito? Compra mais do que deveria ou cabe no seu orçamento…

Por Editorial MDT em 14/04/2012

Você perde o controle na hora de fazer compras com o cartão de crédito? Compra mais do que deveria ou cabe no seu orçamento e depois falta dinheiro no final do mês para pagar as contas? Uma opção para quem não consegue controlar os gastos é o cartão pré-pago. Dessa forma, o cliente já tem um limite predeterminado de gastos no cartão e não extrapola o orçamento do mês.

Alternativa para quem precisa controlar melhor as contas (Foto: divulgação)

O cartão pré-pago assemelha-se a forma já utilizada por muitas operadoras de celular, em que os clientes pagam uma taxa mensal e utilizam o telefone para ligações até aquele limite. Depois disso, o crédito acaba e o cliente não pode mais falar, a não ser que insira novos créditos.

Quem possui um cartão de crédito normal, sabe que pode gastar durante todo o mês e que a fatura vem apenas no mês seguinte. Nessa hora, é que podem ocorrer sustos com os valores das compras feitas. Com o cartão pré-pago, o cliente precisa reservar o dinheiro antes de fazer as compras, fazer a carga no cartão e somente depois disso realizar transações comerciais. O cartão pode apresentar uma grande vantagem, principalmente para quem não tem conta corrente.

A desvantagem é que não é possível parcelar compras maiores (Foto: divulgação)

Um grande benefício para os clientes é que o limite nunca vai estourar e o cliente não corre o risco de ficar com um saldo negativo no banco por causa da fatura do cartão de crédito. É uma ótima opção para oferecer aos filhos, que precisam ter uma forma de pagamento segura, mas que não permita gastos excessivos que os pais não possam pagar. No entanto, é necessário fazer o pagamento de algumas taxas para possuir o cartão pré-pago, entre elas a da emissão, da recarga e dos saques, caso seja preciso.

É uma opção também para quem não possui conta corrente (Foto: divulgação)

Essa modalidade de gasto também está sendo utilizada por quem irá viajar no exterior. Desta forma, antes de sair do país, o cliente já acerta com o banco o valor máximo que poderá gastar em sua viagem e não se surpreende com o valor da conta quando volta da mesma. A desvantagem de se utilizar o cartão pré-pago é que se o cliente for realizar uma compra mais cara, não irá conseguir parcelá-la.

Top