Dicas de decoração para quarto de criança pequeno

O quarto costuma ser o local onde a criança se sente a vontade dentro de casa. Neste espaço ela pode brincar com os amigos,…

O quarto costuma ser o local onde a criança se sente a vontade dentro de casa. Neste espaço ela pode brincar com os amigos, descansar, assistir TV, jogar videogame e estudar. Considerando o perfil multifuncional deste ambiente, é importante que ele seja bem decorado.

O quarto infantil é um espaço multifuncional. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Quarto infantil planejado e decorado

Decoração de quarto infantil

O quarto infantil deve valorizar a fase na qual a criança se encontra. Nos primeiros anos da infância, ele pode ser bem lúdico e colorido, mas com o passar do tempo, é importante que a sua decoração evolua e deixe clara a transformação na forma da criança enxergar o mundo.

Para pensar em uma boa decoração, é importante estudar as dimensões do quarto. A mobília escolhida não pode deixar o ambiente sufocado e nem com a identidade sobrecarregada.

Os móveis que não podem faltar no quarto da criança são cama e roupeiro. Se sobrar espaço no projeto, é possível incluir uma escrivaninha, um criado-mudo e até mesmo uma poltrona.

Se os pais não pretendem trocar os móveis tão cedo devem optar por itens convencionais, ou seja, que não são estampados com personagens infantis. O ar mágico da infância pode ser inserido através dos acessórios, como luminárias, quadros, cortinas, tapetes, entre outros.

Dicas para decorar quarto de criança pequeno

As prateleiras ajudam a aproveitar o espaço vertical. (Foto:Divulgação)

O quarto da criança precisa desempenhar tantas funções que, muitas vezes, falta espaço. Veja a seguir algumas dicas para decorar o ambiente e otimizar as dimensões disponíveis:

• Quando falta espaço no quarto, um bom truque é aproveitar a área vertical. Os brinquedos da criança não precisam ficar espalhados ou ocupando o espaço de um móvel, eles podem ser organizados nas prateleiras instaladas nas paredes;

Leia Também:  Sucos que rejuvenescem, receitas

• Na hora de mobiliar o quarto infantil pequeno, os móveis planejados e multifuncionais representam a melhor alternativa. A cama suspensa com escrivaninha embaixo, por exemplo, é um produto perfeito para otimizar espaço, tal como o guarda-roupa com portas de correr;

• Os brinquedos espalhados pelo quarto normalmente ocupam um espaço que poderia ser aproveitado de outra forma na decoração. Para evitar este problema, tudo pode ser armazenado em um grande baú e guardado em um canto do ambiente;

• Em outros espaços, as peças de vidro e espelho contribuem com a sensação de amplitude, mas no quarto da criança estes materiais podem oferecer riscos de acidentes. Por isso, não acrescente espelhos nas paredes e nem decore os móveis com enfeites de vidro;

A cama com escrivaninha integrada aproveita espaço no quarto. (Foto:Divulgação)

• As cores influenciam na forma como as pessoas percebem o ambiente, por isso, elas podem ser usadas a favor da amplitude. Para que o quarto da criança pareça maior do que realmente é, vale apostar em tons claros, como branco e bege. O colorido pode ficar por conta dos acessórios;

• A iluminação também favorece o ambiente pequeno: quanto maior o alcance da luz, mais amplo o espaço parecerá. Por isso, iluminar detalhes no quarto infantil com pouco espaço nem sempre é a melhor alternativa.

Veja também: Quartos temáticos para crianças – dicas, fotos

Top