Viajar com crianças: documentos necessários

Viajar pode ser a coisa mais gostosa do mundo, mas seus preparativos dão trabalho. No caso de viagem com crianças, por exemplo, é preciso…

Viajar pode ser a coisa mais gostosa do mundo, mas seus preparativos dão trabalho. No caso de viagem com crianças, por exemplo, é preciso atentar para os documentos que são exigidos no momento do embarque dos pequenos. Veja aqui tudo o que é necessário para que sua viagem acompanhada de crianças comece e termine tranquila.

Leia também: Dicas para viajar de avião com crianças.

Viajar com crianças: documentos necessários

Em viagens com crianças pelo Brasil, menores de 12 anos que embarquem acompanhados de uma pessoa sem grau de parentesco precisam de uma autorização de viagem por escrito, enviada por ambos os pais do menor, com reconhecimento feito em cartório. Se a viagem do menor que tem entre 12 e 18 for feita sem nenhum acompanhante, também exige-se dos pais uma autorização com firma reconhecida.

No caso de viagem com criança para o exterior, menores de 18 anos que viagem com terceiros precisam portar um documento de identificação (que pode ser o RG ou o passaporte) e, novamente, uma autorização por escrito de ambos os pais, reconhecida em cartório. Na hipótese de um dos pais não poder assiná-la, o documento deve ser requerido na Vara da Infância e Juventude.

Com o novo modelo de passaporte (na cor azul) não possui informações sobre paternidade, às crianças e adolescentes acompanhados ou não dos pais é exigida, durante o check-in, a apresentação de um documento comprovando sua filiação. Vale lembrar que em viagens a países pertencentes ao Mercosul não é necessário apresentar passaporte, mas apenas um documento original com foto.

Veja também: Dicas para viajar bem na classe econômica.

Viajar com crianças: dicas

Para saber como preencher um modelo de autorização de viagem, visite o site do Tribunal de Justiça de São Paulo. A página traz também uma pequena cartilha com informações referentes a viagens de crianças e adolescentes ao exterior, que pode ser baixada em formato PDF.

Em qualquer viagem, não deixe de carregar cópias de seus documentos e também dos documentos das crianças. Também tenha sempre seus números de telefone anotados, por exemplo, na parte interna ou externa da mala, para que, em caso de perda ou extravio dela, quem encontrá-la possa entrar em contato com você.


Top