Dicas de Alimentos ricos em vitamina A

Ter uma boa alimentação é indispensável para manter a saúde, principalmente se for ingerida diariamente uma quantia equivalente de vitaminas. O organismo necessita de…

Por Editorial MDT em 29/02/2012

Vitamina A é encontrada nos legumes e verduras, assim como nas carnes, ovos e no óleo de peixe

Ter uma boa alimentação é indispensável para manter a saúde, principalmente se for ingerida diariamente uma quantia equivalente de vitaminas. O organismo necessita de cuidados diários para manter os anticorpos atuando em perfeita harmonia evitando que doenças se instalem nas células.

Outra função fundamental da vitamina para o organismo é o combate de danos causados pelo excesso de radicais livres, moléculas capazes de fazer grandes estragos nas artérias. A vitamina A é talvez a mais importante para o organismo humano, visto que, ela age como um grande composto das proteínas nos olhos que reagem à luz e tornam a visão possível.

Os alimentos que contem vitamina A devem ser consumidos crus ou cozidos no vapor para maior conservação dos nutrientes. Várias receitas podem ser desenvolvidas com esses alimentos, visto que, a variedade é grande e são fáceis de encontrar. Os principais alimentos que contém vitamina A são:

– manteiga

– leite

– gema de ovo

– sardinha

– queijos gordurosos

– abacate

– pêssego

– mamão

– melão

– cenoura

– brócolis

– batata-doce

– couve

– espinafre

-manga

A vitamina A faz bem para os olhos e para a pele

A vitamina A é encontrada principalmente no fígado e no óleo de peixe, muitas pessoas no mundo possuem falta de vitamina A, principalmente as crianças e isso pode levar à morte. A falta dessa vitamina no organismo causa cegueira noturna também chamada de xeroftalmia. Por outro lado ela em excesso no organismo pode ser tóxica.

Mas os benefícios são inúmeros, visto que, ela participa ativamente da defesa imunológica do organismo, cornificação  da pele e mucosas, constituição da pele, ossos e unhas, participa do desenvolvimento embrionário e promove o processo de diferenciação celular.

Por serem nutrientes importantes para o organismo as vitaminas devem fazer parte da dieta alimentar dos seres humanos, visto que, o organismo necessita de pequenas quantidades diárias dessas substâncias para desempenhar certas funções.

Se todos os seres humanos tivessem acesso aos alimentos necessário para repor as carências de vitaminas no organismo, inúmeras doenças seriam evitadas, assim como a morte de crianças carentes e desnutridas. A vitamina A é fundamental para o bom funcionamento do organismo e pode ser encontrada em vários alimentos de fácil acesso.

Para pessoas que tem deficiência dessa vitamina o tratamento mais indicado deve ser seguido por orientação médica através da ingestão de medicamentos e uma alimentação balanceada durante o tempo necessário, evitando uma intoxicação. O ideal é obter a vitamina A através da alimentação sem a ajuda medicamentosa.

A gema de ovo é rica em vitamina A

 

 

Top