Dica para manter o peso nas férias

Nesta época do ano, é comum as pessoas gozarem de suas férias. Os dias de descanso são esperados, durante todo o ano e, com…

Nesta época do ano, é comum as pessoas gozarem de suas férias. Os dias de descanso são esperados, durante todo o ano e, com a expectativa, vem aquele sentimento de descompromisso e paz. Tudo o que se quer é ficar à toa, sem cobranças e horários estabelecidos. Contudo, é justamente nestes dias em que a luta contra a balança começa a ser perdida. O excesso de relaxamento e a mudança de hábitos fazem com que as pessoas transformem a comilança em um passatempo. Para manter o peso nas férias, é preciso estabelecer uma rotina de atividades e alimentação saudável. A saúde do corpo nunca pode ficar em segundo plano. Por mais que as férias signifiquem liberdade e descanso, é preciso traçar metas para que as medidas não aumentem em demasia. Saiba como.

Ficar, durante todo o tempo, em frente à televisão não ajuda a manter o peso! (Foto: Divulgação)

Alimentação

Se, com uma rotina de trabalho ou de estudos, já é difícil manter o peso, imagine-se podendo comer, a qualquer momento! Quando não se faz quase nada, um dos passatempos é abrir a geladeira e os armários, à procura de algo para mastigar. A dica é abastecê-los, com alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras. Assim, pode-se continuar a fazer regime durante as férias, não cedendo ao desejo de comer doces e outras guloseimas, o tempo todo.

Atividades devem ser programadas, durante as férias (Foto: Divulgação)

Muitas vezes, por terem de trabalhar, diariamente, as pessoas não saem, durante a semana. Nos dias de férias, é comum a ida a pizzarias, bares e restaurantes, na companhia de amigos ou do namorado. A dica é não fazer isso, todas as noites, quando a pessoa não se controla, diante do cardápio. Já os que conseguem se manter na linha podem substituir lanches, porções e outras comidinhas calóricas por saladas e outros pratos light. O álcool é calórico e também deve ser substituído por sucos naturais. Assim, joga-se conversa, fora, sem engordar demais.

Leia Também:  Leite materno: mitos e verdades

Atividades

Tal como a alimentação saudável, a importância das atividades físicas é bastante conhecida, por todos. Portanto, quem não tem o hábito de se exercitar deve se programar para fazê-lo, durante as férias. Assim, possíveis exageros cometidos serão compensados, com uma ou duas horas de exercícios.

 

Seguindo estas dicas, as medidas continuarão as mesmas, após as férias (Foto: Divulgação)

Embora a vontade de fazer nada seja uma tentação, é válido aproveitar as férias para aprender coisas novas. Que tal matricular-se em algum curso ou até mesmo aprender alguma atividade online? Isso estimula o funcionamento do cérebro, além de possibilitar distração – o que evita as visitas constantes à geladeira. Não custa nada ocupar o tempo com atividades diferentes que, normalmente, não se faria, se estivesse trabalhando.

Para não engordar nas férias, é preciso ter em mente que um plano deve ser traçado e cumprido, à risca. Contudo, quem não estiver disposto a isso, deverá correr atrás do prejuízo, mais tarde!

Vai viajar? Então, leia: Dicas de alimentação para viagens longas

Aprenda a fazer um churrasco light, durante as férias: Como fazer um churrasco light

 

Top