Diabetes: Como Conviver Com o Problema?

O diabetes: como conviver com o problema? é um problema que infelizmente vem afetando muitas pessoas em todo o mundo. No caso do diabetes…

O diabetes: como conviver com o problema? é um problema que infelizmente vem afetando muitas pessoas em todo o mundo. No caso do diabetes tipo 2 que é caracterizado pela resistência à insulina, tem como causa os maus hábitos alimentares, excesso de peso, principalmente. Mas, será que aqueles que possuem diabetes devem ficar longe dos alimentos? Segundo especialistas, manter uma alimentação regrada não indica se privar de todos os prazeres à mesa, o que é preciso?

Diabetes: Como Conviver Com o Problema? (Foto: Divulgação)

Diabetes: Como Conviver Com o Problema? (Foto: Divulgação)

Diabetes: Como Conviver Com o Problema?

Ter informações corretas para uma dieta equilibrada e assim, não comprometer a saúde é uma maneira de cuidar da diabetes: como conviver com o problema?. Observe agora, medidas sensatas para isto. Listamos algumas atitudes que você pode tomar para prevenir.

Leia mais informações sobre: Tipos de Diabetes: sintomas, diferenças

Alimentação é fundamental para a saúde

Teste para medir o nível de açúcar no sangue (Foto: Divulgação)

Teste para medir o nível de açúcar no sangue (Foto: Divulgação)

Consumir carboidratos na medida adequada, dando preferência aos alimentos integrais.
Incluir fibras é de grande benefício ao organismo, pois aumentam a sensação de saciedade e potencializa o metabolismo dos carboidratos.
Mantenha o equilíbrio fazendo todas as refeições diárias.
Se for ingerir bebidas alcoólicas deve ser bem moderada.

Cuidado com açúcar

Agulha para aplicação da insulina (Foto: Divulgação)

Agulha para aplicação da insulina (Foto: Divulgação)

Consumir sobremesas apenas com baixas calorias e apenas uma unidade ou pedaço, prefira as frutas, no entanto também com equilíbrio visto que as frutas possuem frutose. Cuidado com os adoçantes evite exageros no consumo, especialmente nos que contém ciclamato de sódio, sacarina e aspartame, e quem tem pressão alta pode dar preferência aos adoçantes a base de estévia.

Evite alimentos inadequados como guloseimas, embutidos em geral, maioneses, doces, creme de leite e outros não recomendados. Consuma verduras, pois fornecem nutrientes e fibras. Assim, a sua vida poderá ser saudável e saborosa.

Leia mais informações sobre: O que é diabetes gestacional?

Procure um especialista

Um nutricionista e um endocrinologista podem agir juntos para equilibrar a dieta da pessoa que tem diabetes. Aliás, existe todo um cronograma que precisa ser seguido para que a pessoa consiga equilibrar o índice de açúcar no sangue.

Maquina que paciente usa para medir o nível de açúcar (Foto: Divulgação)

Maquina que paciente usa para medir o nível de açúcar (Foto: Divulgação)

Vários exames são feitos a partir da identificação da doença e depois disso, o paciente é acompanhado por meio de tabela para controle da ingestão da comida. Se encontrado o ponto certo de equilíbrio da doença, a pessoa pode equilibrar a doença e torna-la mais leve.

Mais dicas sobre diabetes


Quer mais dicas de saúde? Então confira outros artigos sobre esse e vários temas, fique aqui no Mundo das Tribos!






Top