Andre 15/10/2015 Bem Estar

O que é diabetes gestacional? A diabetes gestacional é um tipo de diabetes que surge durante a gravidez, provocando o aumento do nível de glicose no sangue (hiperglicemia), situação que pode afetar o curso da gestação e também a saúde do bebê. Mulheres diabéticas que engravidam não são consideradas portadoras da doença, que se caracteriza por surgir após o início da gravidez.

Diabetes gestacional: o que é? (Foto Ilustrativa)

Normalmente a diabetes gestacional se cura logo após o nascimento da criança, mas as mulheres acometidas pela doença devem ficar atentas, pois estão em risco para o diabetes tipo 2. Ou seja, mesmo após o parto é importante manter os cuidados e o acompanhamento médico.

Tipos de diabetes: sintomas, diferenças

O que é diabetes gestacional?

O diagnóstico da doença é feito através de exames laboratoriais (Foto Ilustrativa)

diabetes gestacional geralmente surge a partir do segundo trimestre de gravidez, época em que aumenta o consumo de glicose pelo feto. Com isso, a gestante precisa se proteger da hipoglicemia, e a placenta começa a produzir hormônios que diminuem o poder da insulina, deixando mais glicose disponível no sangue.

Mas o efeito desses hormônios costuma ser tão forte que o pâncreas da mãe precisa aumentar a produção de insulina em até 50%, para evitar a hiperglicemia. O diabetes gestacional surge justamente nas grávidas que não conseguem aumentar a ação da insulina para combater os efeitos hiperglicemiantes dos hormônios da gravidez.

Dependendo do caso, o tratamento pode incluir injeções de insulina (Foto Ilustrativa)

Qualquer mulher grávida pode desenvolver a doença, mas algumas estão mais sujeitas ao problema. Entre os fatores de risco para diabetes gestacional estão histórico familiar de diabetes mellitus, excesso de peso, idade maior que 25 anos, hipertensão arterial, e bebês de gestações anteriores nascendo com mais de 4 kg, além de outros.

As doenças mais comuns durante a gravidez

Com relação aos sintomas do diabetes gestacional, eles dificilmente aparecem. Cansaço, aumento da frequência urinária, aumento da sede e alterações no padrão de fome são comuns na gravidez e podem não estar relacionados à doença, ou seja, somente exames laboratoriais podem detectá-la.

Tratamentos para diabetes gestacional

A principal forma de tratar a doença é mudando os hábitos alimentares e evitando o sedentarismo (Foto Ilustrativa)

Um dos principais tratamentos para diabetes gestacional é a mudança de hábitos da gestante, incluindo a opção por dieta saudável e a prática de exercícios, que ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue e no funcionamento da insulina.

Diagnóstico de diabetes gestacional

Caso isso não resolva, pode ser necessário o uso de injeções de insulina.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Outros artigos

Cores para Casas de Alvenaria

14/06/2011

Cores para Casas de Alvenaria

Todos os tipos de fachadas de casas ficam muito mais interessantes com o uso de cores que não só servem para embelezar como também para deixar a parede protegida...

Como consultar bolsa família 2020

27/01/2020

Como consultar bolsa família 2020

O Bolsa Família é o principal programa social de nosso país, influenciando diretamente em nossa economia e contribuindo para que milhares de pessoas saiam da situaçã...

Pacotes de viagem Bora Bora CVC 2012-2013

19/07/2012

Pacotes de viagem Bora Bora CVC 2012-2013

A Polinésia Francesa é um conjunto de 118 ilhas localizadas no Oceano Pacífico Sul (Tahiti). A paisagem desse lugar mais parece  ter sido desenhada à mão, esculp...