Dicas para negociar o salário

PUBLICIDADE

Em geral, a questão sobre o salário começa na entrevista de emprego, é a hora de expor o valor pretendido por você e entrar em acordo. Nesse momento, pode ser difícil mostrar a própria opinião sobre o assunto, mas o entrevistador quer isso, ele espera contratar uma pessoa decidida e que sabe o que quer.

Dicas para negociar o salário (Foto: Divulgação)

Quando questionado sobre quanto pretende ganhar, algumas dicas são importantes:

  • Paciência: Nada de ir logo de cara perguntando quanto a empresa oferece. Seja paciente e espere até que o entrevistador toque no assunto;
  • Devolva a pergunta: Quando questionado sobre a quantia desejada, pergunte quanto a empresa se propõe a pagar pelos serviços prestados. Essa é uma brecha para ter certeza de que não vai jogar um valor alto demais;
  • Bom senso: Ter bom senso é indispensável! Pesquise o valor do mercado e nada de tentar lançar uma oferta exorbitante para se sair bem. Ganância é diferente de querer o que é justo e o entrevistador sabe disso.

Passando pela entrevista, depois de algum tempo talvez o empregado sinta que é necessário um aumento. Essa situação costuma ser vista com ainda mais temor, mas não devia! O mercado muda e, além dos valores base para cada função, a situação dentro da empresa e o desenvolvimento de trabalho de cada um deve ser reconhecido. Sendo assim, vamos às dicas para a hora de negociar um aumento.

PUBLICIDADE
Tenha postura de negociador (Foto: Divulgação)
  • Mude a postura: Para começar, tire da mente a ideia de ‘pedir’ aumento. Esse pensamento te faz sentir inferior e não é bem assim. Você irá negociar um aumento com o respeito que a situação pede, é claro.
  • Pesquise: Para ter certeza do que está fazendo é preciso pesquisar os valores do mercado, sem essa pesquisa não há argumentos e, acredite, você vai precisar deles. Portanto, esteja preparado.
  • Firmeza: Além de estar preparado é preciso ser firme em sua decisão. Isso não quer dizer ser rude, mas deixar claro o porque da conversa e qual é sua proposta. Pode ser que o seu gerente ou chefe tente fugir da situação, então firmeza é indispensável.
  • A resposta certa: O empregador vai perguntar qual o aumento pretendido. De uma resposta ampla como ‘algo em torno de tantos reais’, isso vai facilitar a negociação.
  • Demonstre seus interesses: É preciso deixar claro o porque de estar querendo um aumento. Mostre seu desenvolvimento na empresa desde quando entrou ou desde a última negociação de salário, fale sobre suas reais necessidades e coisas do tipo. Tudo tem que ter fundamento.
    Tenha critério, seja respeitoso e esteja disposto a ouvir sempre (Foto: Divulgação)

Tenha critério, seja respeitoso e esteja disposto a ouvir sempre. Seguindo as dicas fica muito mais fácil negociar o salário.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.