Descubra o que o espinafre pode fazer por sua saúde

Espinafre! Muita gente torce o nariz ou faz careta quando escuta essa palavra, alguns nunca provaram, mas estão certos de que não gostam e…

Por Redacao em 19/12/2011

Espinafre! Muita gente torce o nariz ou faz careta quando escuta essa palavra, alguns nunca provaram, mas estão certos de que não gostam e por isso nunca incluem a verdura na dieta. O pior de tudo é não conhecer os benefícios que o espinafre traz para a saúde. Confira nesta matéria.

Quando o personagem de desenho infantil, Popeye, comia espinafre, logo ficava forte e conseguia vencer todos os desafios que lhe fossem impostos. A escolha dessa verdura para conferir ao Popeye muitos poderes, não foi à toa. O espinafre tem mesmo várias funções e age beneficiando muitas áreas do corpo.

Benefícios do espinafre

O espinafre é rico em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e tem alta concentração de vitaminas do complexo A e B. Com uma composição dessa, o espinafre auxilia na:

– Formação dos ossos;

– Construção de músculos (contém fotoesteróides que são capazes de acelerar o crescimento muscular);

– Coagulação sanguínea;

– Melhora a digestão;

– Conservação da visão;

– Conservação da pele;

– Proteção do aparelho digestivo;

– Protege o sistema nervoso (indispensável para o desenvolvimento dos nervos e do cérebro).

A última das funções citadas (proteção do sistema nervoso) é a mais importante de todas, isso porque o cérebro consome muita energia para realizar todas as tarefas necessárias no dia a dia, gerando resíduos químicos oxidantes em excesso que são retirados quando ingerimos o espinafre, além de outros alimentos.

Quem deve comer espinafre

Não há contraindicação para ingerir espinafre, mas especialmente as mulheres gestantes e crianças, devem consumir sempre para evitar a anemia e a desnutrição.

Como deve ser ingerido?

O espinafre pode ser comido durante as refeições, do jantar ou almoço. Para ver os efeitos positivos da verdura, é importante mantê-lo na dieta por pelo menos cinco vezes na semana. Para que não enjoe, o espinafre pode ser ingerido através de receitas criativas, na torta da janta, em suflês ou mesmo misturado na salada crua.

Depois de saber de tantos benefícios do espinafre, alguém tem coragem de não tentar inserir a verdura na dieta? De formas variadas, você pode ir colocando no cardápio diário até que o paladar se acostume e vire hábito. Vale a pena tentar!

Top