Descubra como estimular a criatividade da criança

A criatividade é muito importante na vida de uma criança, pois ela é responsável pela sua inteligência, segurança e individualidade, ou seja, na sua preparação para se tornar um adulto independente e bem resolvido. Por isso, descubra como estimular a criatividade da criança.

É importante estimular a criança desde o ventre materno (Foto Divulgação)

Na formação do feto é importante conversar

Enquanto o bebê está se formando no ventre da sua mãe, ele já pode ouvir e sentir tudo o que acontece no mundo externo. Sendo assim, a sua criatividade já pode começar a ser estimulada desde a sua gestação. Então, converse bastante com o seu bebê, além de cantar e dar muita risada. Assim, ele nascerá mais calmo e pronto para enfrentar esse mundo.

Contar histórias faz com que a criança estimule a sua mente (Foto Divulgação)

Estimular a criança na infância

A infância é a fase mais importante para que a criatividade seja estimulada, porque é nela que os nossos sentimentos e dons são aflorados. Desde pequena, a criança é capaz de compreender o que você diz, nem que seja pela sua expressão ou pelo seu tom de voz. Por isso, converse muito com ela, sempre olhando em seus olhos para lhe passar confiança.

As historinhas infantis têm bastante importância na vida criativa das crianças, pois elas as transportam para um mundo novo, cheio de fantasias e belezas. Além de ler livros para elas, invente as suas próprias histórias e, se possível, deixe que elas as terminem com as suas ideias. Esse exercício faz com que elas sejam ótimas escritoras na adolescência e na vida adulta.

Desenhar desenvolve a motricidade fina (Foto: Divulgação)

Estimule através de desenhos

Outro fator importante para estimular a criatividade infantil são os desenhos. Assim que a criança conseguir segurar um lápis, dê-lhe lápis de cor, giz de cera, canetinha e muitas folhas de papel para que ela se expresse ludicamente. Eles mostram o que a criança realmente está sentindo e como está o seu desenvolvimento de acordo com a sua idade.

Correr, pular e brincar ao ar livre estimula todos os sentidos da criança (Foto: Divulgação)

Brincadeiras na infância são fundamentais

Por fim, temos as brincadeiras, que precisam ser feitas durante a infância. Toda criança precisa e gosta de brincar, principalmente se os jogos forem lúdicos. Para tanto, há lojas especializadas nesse tipo de brinquedos. São quebra-cabeças, dominós, lousinhas, entre outros. Além deles, estimule as crianças a brincarem ao ar livre, correndo e pulando, pois isso fará com que elas desenvolvam a sua coordenação motora e o seu físico. Portanto, deixe-as se sujarem, porque toda criança precisa rolar no chão, cair e se machucar de vez em quando.

Essas são algumas formas de estimular a criatividade de uma criança. Sendo assim, se você pretende que o seu filho ou sua filha seja uma pessoa mais inteligente, comunicativa e bem resolvida, faça com que ele ou ela tenha a sua criatividade desenvolvida desde criança. Evite ao máximo que ela fique presa a um celular ao tablete, aos jogos eletrônicos em geral, pois a criança precisa correr, brincar, saltar, sentir texturas e cheiros para desenvolver todos os sentidos e ser um adulto saudável, inteligente e perspicaz.

 

Reply