Cuidados para escolher as telhas da casa

Geralmente, as pessoas só se preocupam em escolher as telhas da casa, no final da construção. No entanto, elas devem ser motivo de grande…

Geralmente, as pessoas só se preocupam em escolher as telhas da casa, no final da construção. No entanto, elas devem ser motivo de grande preocupação, desde o início do projeto, pois são elas que garantirão o conforto e a beleza à casa. Por isso, é preciso ter alguns cuidados para escolher as telhas da casa, pois essa decisão tem que ser feita de acordo com o clima da região em que a construção será levantada, com a estética e luminosidade desejadas e com o dinheiro disponível para a compra delas.

As telhas de cerâmica, também conhecidas como telhas de barro são as mais antigas e as mais utilizadas em construções, porque têm muitas vantagens: conforto térmico, eficiência na vedação, durabilidade e beleza. Elas podem ser moldadas em diferentes cores e tipos: coloniais, francesas, portuguesas, romanas entre outras. Então, você pode escolher o estilo que combine melhor com o seu gosto.

Para quem procura economia, durabilidade e conforto térmico, as telhas de concreto podem ser as ideais. Além disso, elas podem ter muito mais formatos que as telhas de cerâmica, permitindo ousar na arquitetura da sua casa. Porém, por serem mais porosas, pesadas e suscetíveis à umidade, precisam de manutenção anual, como uma limpeza bem feita. Muitas delas não vêm com um esmalte de cobertura, sendo necessária a aplicação de alguma resina, para garantir a sua proteção e impermeabilização.

Em edificações mais simples, normalmente, são usadas as telhas de fibraciamento, mais conhecidas como telhas de amianto, porque  têm custo baixo, porém, duram menos e não garantem o conforto térmico, deixando os ambientes muito quentes no verão e muito frios no inverno. Elas podem ser feitas em diferentes graus de ondulação, tendo, inclusive, as que imitam as telhas de barro em estilo colonial. Esse tipo de telha é mais usado em grandes galpões, indústrias, comércios e nas coberturas de edifícios com parapeito alto.

Leia Também:  Maquiagem com cores fortes verão 2013: dicas

Mais indicadas para cobrirem grandes galpões, as telhas metálicas não proporcionam conforto térmico, mas são muito práticas em grandes construções, pois uma telha chega a medir até 4 metros de comprimento.

Para proteger o meio ambiente, muitas pessoas têm optado pela tecnologia utilizada nas telhas ecológicas, que são feitas da reciclagem de fibras de madeiras, sisal, bananeira ou coco, misturadas a betume, pigmentos e uma resina especial para proteger contra os raios Ultra Violeta. Também, há telhas ecológicas produzidas com papel reciclado, asfalto e resina. Como são aprovadas pela ABNT, essas telhas possuem muita resistência e durabilidade.

Por fim, temos as coberturas de lajes planas, sem telhas. Além de terem um alto custo, são totalmente desaconselhadas por arquitetos, por precisarem de manutenção frequente e apresentarem muitos problemas de impermeabilização.

Na hora de construir, escolha as telhas, principalmente, pelo conforto que elas proporcionarão à sua família, uma vez que, elas são muito importantes em épocas extremas, como o pico do verão e do inverno. Por isso, não vale a pena economizar nas telhas, que devem ser escolhidas com muito cuidado.

Top